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Ifal vai implantar o processo eletrônico para todos os processos administrativos

Procedimento entra em vigor em março deste ano

publicado: 23/01/2020 16h06, última modificação: 02/03/2020 18h01

A partir de março, todos os processos administrativos serão gerados e tramitados eletronicamente no Instituto Federal de Alagoas - Ifal. A iniciativa visa atender o Decreto 8.539/2015 do governo federal, que tornou obrigatório esse procedimento para entidades da administração pública federal.

De acordo com Fernanda Cândido, coordenadora do setor de Protocolo, são muitos os benefícios possíveis com a adoção da medida. Entre eles, estão a economicidade de papel e o aumento da transparência, pois os processos poderão ser vistos por qualquer pessoa interessada, com exceção daqueles de caráter pessoal ou sigiloso.

Além disso, a gestora aponta a praticidade para quem quiser abrir ou movimentar um processo remotamente. "Pode trabalhar no processo de onde estiver, fazer a assinatura do próprio celular", ressalta. Outro ponto positivo, segundo ela, será a celeridade, especialmente para processos gerados nos campi, que não precisarão mais aguardar para serem transportados até a Reitoria. "Sem contar a melhoria na comunicação com outros órgãos, porque muitos deles já estão trabalhando com processo eletrônico",  acrescenta Fernanda.

Atualmente, são feitos eletronicamente apenas os processos de pagamentos da instituição, tanto de fornecedores quanto de bolsas de pesquisa, ensino, extensão e assistência estudantil. O procedimento foi implantado na Reitoria em 2018, sendo adotado nos campi no mesmo ano. Com a atualização do sistema, mais de 350 tipos de processos terão abertura e tramitação totalmente eletrônicas a partir de março.

Treinamento - Para capacitar os servidores do Ifal para o uso do processo eletrônico, serão ofertados treinamentos nos dias 3, 10 e 17 de fevereiro, de 8h às 17h. As inscrições estão abertas via formulário eletrônico. "O interessante seria que quatro ou cinco profissionais de cada campus comparecessem. De preferência, atuantes no Protocolo, Gabinete, TI, CGP e SCDP", especifica a coordenadora do Protocolo. Fernanda Cândido e o arquivista Pedro Souza, ambos responsáveis pela adequação do sistema ao novo formato, também planejam divulgar vídeos explicativos e tutoriais sobre o tema em breve.

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