Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal, Ufal e Uncisal firmam acordo de cooperação acadêmica para atuação internacional

publicado: 27/02/2019 10h03, última modificação: 01/03/2019 13h10

Na última terça-feira, 26, assessores internacionais e gestores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) se reuniram na Reitoria da Ufal, para assinarem o Acordo Geral de Cooperação e Científica. O documento estabelece a criação do Grupo de Relações Internacionais de Alagoas (Grial).

A coordenadora de Relações Internacionais do Ifal, Carla Vieria explicou que o grupo está sendo formalizado depois de dois anos de conversas entre os envolvidos. “Ele consiste em uma forma de ajuda mútua entre as instituições, no processo de internacionalização, uma vez que todas as instituições passam por esse caminho e tendem a valorizar cada vez mais a mobilidade acadêmica, tanto na modalidade outgoing, como incoming, de alunos e docentes, nas nossas instituições”, explicou.

Além da mobilidade acadêmica, os envolvidos darão suporte entre si na promoção de parcerias internacionais de ensino e no processo de internacionalização dos currículos. “Vale destacar que, como a Ufal tem mais experiência com isso, porque recebe muitos docentes para ministrar aulas na instituição, ela se mostrou de portas abertas para explicar e viabilizar esse processo nas instituições que estão começando, como é o nosso caso”, enfatizou a coordenadora.

Os integrantes do acordo também promoverão eventos voltados para a área de internacionalização, de forma conjunta. Carla pontua que isso favorecerá o custeamento e a otimização da realização destas atividades. Ela salienta que desta forma haverá maior possibilidade dos alunos e pesquisadores das três instituições compartilharem de informações quanto às oportunidades de mobilidade, oferta de bolsas, além da cooperação científica e cultural, que a internacionalização oferece.

“Já estamos planejando um primeiro evento para abril, a ser realizado na Ufal. Nele, o Ifal irá contar com participação de dois alunos, que chegaram da mobilidade acadêmica, além de dois intercambistas, alunos internacionais que estão nos nossos campi, desde o ano passado. No evento, eles apresentarão suas experiências. Além disso, estarão presentes instituições que promovem o intercâmbio, para que os interessados possam se informar”, antecipou. As datas e a programação do evento ainda estão sendo fechadas.Formação do grupo foi fruto da atuação conjunta de assessores internacionais das três instituições.JPG

Um dos idealizadores do grupo, o atual chefe de gabinete da Ufal, Aruã Lima, lembrou que a assinatura do termo é só um passo inicial para as atividades conjuntas entre as instituições. “O documento deverá ser enviado aos órgãos de fomento, como a Fapeal [Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas], para que possamos sensibilizar o estado para a necessidade de recursos para a área. A perspectiva é que as reivindicações possam ser feitas de forma coletiva”, pontuou o ex-assessor internacional da Ufal.

Presentes, a reitora da Ufal, Valéria Correia, a vice-reitora da Uncisal, Ilka Soares e o reitor do Ifal, Sérgio Teixeira, entraram em acordo de que a participação do maior número de instituições poderá favorecer o alcance de objetivos comuns.

“Há muito tempo estávamos tentando formar esse grupo, que só foi possível com a sensibilização da Valéria, que acolheu a ideia. Seria interessante que outras instituições do estado também participassem, o que deverá ocorrer com o tempo, a partir do momento em que obtivermos os primeiros resultados”, pontuou o gestor do Ifal.

registrado em: , ,