Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal traz novidades em seleção de alunos para cursos integrados e subsequentes

Ifal traz novidades em seleção de alunos para cursos integrados e subsequentes

Mudanças no processo seletivo deste ano buscaram segurança e maior inclusão social

por Jhonathan Pino publicado: 12/01/2021 11h57, última modificação: 19/01/2021 00h07

Nesta segunda-feira, 11, tiveram início as inscrições para os dois últimos editais do Processo Seletivo 2021.1 para os cursos integrados e subsequentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Juntos, eles somam 30 diferentes opções para quem vai iniciar o ensino médio e outras 11 para quem já o concluiu e busca agora uma formação técnica.

O edital nº 21/2020, para os cursos integrados, e o nº 22/2020, para os subsequentes, trazem algumas novidades em comum, em busca de dar maior oportunidade aos interessados em ingressar na instituição, como a realização de inscrições gratuitas, o aumento do número de vagas para candidatos oriundos de escola pública, além da seleção por meio de histórico escolar.

Análise de histórico

Talvez a substituição dos exames convencionais pela análise das notas do 6º ao 8º ano nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, no caso dos cursos integrados e das notas do 1º e do 2º ano do ensino médio, nas disciplinas mencionadas, para os candidatos aos cursos subsequentes, seja o maior ponto de estranhamento em quem já se preparava para entrar na instituição. Mas a razão para essa mudança já é bem conhecida entre os brasileiros: a necessidade de distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19.

A chefe do Departamento de Educação Básica, Patrícia Borsato, explica que a medida foi tomada pelo Colégio de Dirigentes da instituição como forma de manter a segurança de todos os candidatos interessados em participar do nosso processo seletivo.

“Como a estrutura que precisamos em nossos exames, sempre feitos de forma presencial, exige muitos espaços e envolve uma quantidade aproximada de 13 mil pessoas, tanto trabalhando, como efetivando o exame, o Ifal pensou na salvaguarda da segurança dos candidatos e servidores, bem como evitar situações que pudessem provocar aglomerações”, explicou a gestora.

Ampliação de cotas e gratuidade nas inscrições

Outro ponto inédito nos editais, porém não necessariamente novo no processo seletivo do Ifal é que neste ano houve a ampliação da porcentagem das cotas para os estudantes de escolas públicas, que anteriormente atendia o contexto legal mínimo de 50% e passou a ser de 60%.

“Ampliando a oportunidade de estudantes advindos de escolas públicas, para que possam continuar seus estudos no Ifal, e em seguida, ao término do curso, ter uma habilitação técnica de nível médio na área que escolher”, justifica Patrícia.

Por outro lado, é provável que o ponto mais democrático das novas regras é que, independentemente do edital, todas as inscrições são gratuitas e realizadas por meio da página de exame.ifal.edu.br, lembrando que cada candidato poderá ter apenas uma inscrição por seleção.

No caso das inscrições por cota, o candidato poderá concorrer apenas por uma cota e em caso de erro ou desistência, será possível cancelar a inscrição. O novo site deixa registrado todas as inscrições feitas pelo usuário, inclusive as canceladas.

Oferta de cursos

O edital 21/2020 oferta 1620 vagas de cursos integrados no interior de Alagoas, são eles: Arapiraca (Eletroeletrônica e Informática), Batalha (Agroindústria e Biotecnologia), Coruripe (Edificações e Mecânica), Maragogi (Agroecologia e Hospedagem), Marechal Deodoro (Meio Ambiente e Guia de Turismo), Palmeira (Eletrotécnica, Edificações, Informática e Segurança do Trabalho), Penedo (Química e Meio Ambiente), Piranhas (Agropecuária e Agroindústria), Santana do Ipanema (Agropecuária e Administração), Satuba (Agroindústria e Agropecuária) e Viçosa (Informática para Internet).

Na capital, o Campus Maceió oferta outros sete cursos integrados pelo mesmo pleito: Eletrônica; Eletrotécnica; Mecânica; Química; Edificações; Estradas e Desenvolvimento de Sistemas, somando 720 vagas apenas nesta unidade.

Todos os cursos integrados têm duração de três anos. Eles passaram por uma mudança curricular há pouco mais de um ano, visando e a integração das disciplinas de formação geral e técnica, como forma de atender às demandas do mundo do trabalho.

“O egresso do curso sairá com a formação profissional e formação geral em uma perspectiva mais articulada, para atender às demandas do mundo do trabalho de forma mais dinâmica e efetiva", comentou a Pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa, à época.

O segundo edital com inscrições abertas nesta segunda, 11, nº 22/2020, oferta 487 vagas para quem já terminou o ensino médio em todo o estado. Elas estão distribuídas em Arapiraca (Eletroeletrônica e Logística); Maceió (Eletrotécnica, Mecânica, Química e Segurança do Trabalho); Palmeira (Segurança do Trabalho); Penedo (Química); Santana (Agropecuária); Satuba (Agropecuária) e Viçosa (Administração). Estes cursos têm duração de até 18 meses, entre aulas e a realização de estágio.

Informações sobre todos os cursos podem ser conseguidas no Portal do Ifal, veja aqui.

registrado em: