Notícias
Ifal torna público novo Plano de Logística Sustentável 2024-2028
A Comissão Sistêmica de Sustentabilidade do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), disponibilizou na sexta-feira (14), o Plano de Logística Sustentável (PLS) da instituição, para o quinquênio 2024-2028. Fruto de um trabalho coletivo, composto por representantes de todas as unidades do Ifal, o documento integra o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e busca fazer com a instituição opere de de forma eficiente, sustentável e em conformidade com as leis.
O presidente da Comissão, Letácio Lucena, reforça, que o docuemnto é uma atualização de outros planos já realizados pela instituição desde 2016, mas traz algumas inovações na promoção de licitações sustentáveis, na atualização do Inventário de Bens e Materiais e no compromisso de redução da emissão dos Gases de Efeito Estufa (GEE).
A partir dessas atualizações, o Ifal se compromete a levar em consideração os critérios de sustentabilidade ambiental, econômico e social, nos processos de aquisição de produtos e serviços que tenham menor impacto ambiental e sejam socialmente responsáveis. Quanto à meta de redução dos Gases de Efeito estufa, primeiramente será realizado o levantamento das possíveis fontes de emissões dos GEE nas unidades do Ifal.
“O cálculo das emissões dos GEE é uma demanda das Iniciativas do PDI para a Sustentabilidade Ambiental (2024-2028), e que são indicadas para o fortalecimento Governança do Ifal. A medida tem como objetivo a redução e/ou compensação dos GEE emitidos pela Instituição”, explica Letácio.
Já no momento de atualização do Inventário de Bens e Materiais, o Ifal buscará identificar bens ociosos para reaproveitamento, como a identificação de bens avariados a serem encaminhados para uma possível recuperação. A intenção é não só aproveitar da forma mais efeiciente os recursos da instituição, evitar o excesso e desperdícios nas compras emergenciais, como dar uma destinação ambiental adequada aos bens inservíveis, minimizando a geração de resíduos.