Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal terá três novos campi em Girau do Ponciano, Mata Grande e Maceió

Ifal terá três novos campi em Girau do Ponciano, Mata Grande e Maceió

por Anny Rochelly publicado: 12/03/2024 14h58, última modificação: 12/03/2024 15h01
Exibir carrossel de imagens Ricardo Stuckert / PR

O governo federal anunciou, em solenidade no Palácio do Planalto na manhã desta terça-feira (12), a criação de mais 100 campi para os institutos federais espalhados em todo o Brasil, dentre eles três são do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Maceió, Girau do Ponciano e Mata Grande serão os municípios contemplados pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A solenidade contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos ministros Camilo Santana (Educação) e Rui Costa (Casa Civil). O estudante Iago José da Silva, de 27 anos, representou o Ifal na comitiva de alunos presentes.

Iago cursa Sistemas Biomédicos no Campus Arapiraca e também é técnico administrativo do campus desde 2022. Vindo a Brasília pela primeira vez, o estudante estava empolgado por ser convidado para a solenidade com a presidência da república. “Eu sou aluno da primeira expansão desse programa em 2010, fiz ensino médio e estou cursando ensino superior no campus, além disso agora sou servidor da unidade. Com esses novos campi, fico feliz pela oportunidade de ver outras pessoas chegarem aonde eu cheguei”, disse Iago.

Estudante Iago José esteve no anúncio oficial em Brasília

Ele afirma que escolheu o Ifal para se capacitar por ser uma instituição com excelentes profissionais e corpo docente qualificado. “O Ifal basicamente foi quem me formou como pessoa e profissional, toda a minha formação acadêmica e social é baseada no que eu vivi lá. Hoje procuro excelência no meu trabalho e busco retribuir tudo que recebi no instituto”, afirmou o estudante.

O reitor do Ifal, Carlos Guedes, acredita que receber a expansão é mais uma possibilidade de desenvolvimento econômico, social e cultural para o estado de Alagoas. “Chegaremos a novos espaços e novas cidades pelas cinco regiões do país e em especial em Alagoas, nos municípios de Girau do Ponciano e Mata Grande, além de mais um campus na capital Maceió, levando a educação profissional e tecnológica pública, gratuita, de qualidade e inclusiva para esses municípios, contribuindo com o fortalecimento dessas cidades e criando oportunidades para milhares de jovens alagoanos”, declarou o gestor.

Guedes explicou que os institutos têm como obrigatoriedade legal garantir um mínimo de 50% de suas vagas para a oferta de cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada, ou seja, junto ao ensino médio.  “Com esse anúncio, o MEC pretende assinar um Termo de Acordo de Metas que que os institutos federais possam ofertar no mínimo 80% das suas vagas para cursos técnicos”, detalhou.

A expansão dos institutos federais será uma realidade por meio do Novo PAC. Serão investidos R$ 3,9 bilhões em obras, sendo 2,5 bilhões para a criação de novos campi e R$ 1,4 bilhão para a consolidação de unidades já existentes. O Nordeste é a região do país que receberá o maior número de novos campi, nos nove estados serão 38 unidades.