Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal tem três equipes na etapa final da 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil
conteúdo

Notícias

Ifal tem três equipes na etapa final da 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Competição já passou por seis fases, a última será em agosto

por Jhonathan Pino publicado: 22/06/2021 12h30, última modificação: 22/06/2021 14h21

Três equipes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) estão entre os finalistas da 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). O resultado, publicado na última quinta-feira (17), traz equipes dos campi Arapiraca e Palmeira dos Índios classificadas para a final do dia 16 de agosto.

Da unidade de Palmeira se classificaram as equipes Meu Oxente, formada pelos alunos Ednaldo Cordeiro, ítalo Rodrigues e Lavínia Leite e Tríplice Alagoana, composta por Débora Ferro, Maria Eduarda e Kenysson Cavalcante, ambas orientadas pelo professor Roberto Idalino. Desde o dia 3 de maio eles se reúnem para discutir as provas objetivas das seis fases que antecedem a final.

Integrante da equipe melhor colocada no estado, Kenysson comentou que desde o início da competição a sua rotina mudou totalmente.Equipe Tríplice Alagoana, de Palmeira, foi a primeira colocada do estado. Na foto, Maria Eduarda, Débora Ferro, Kenysson Alessandro, ao lado do orientador Rovberto Idalino.jpeg

“Cada fase começava na segunda e terminava no sábado, eram questões que exigiam bastante pesquisa e reflexão, então era necessário focar na olimpíada para que fosse possível fazer um ótimo trabalho. Fazíamos cerca de três a quatro reuniões por semana para discutir as questões e as reflexões, mas além disso, fazíamos bastante pesquisas em acervos online, sites, YouTube. Também participo de uma comunidade com olímpicos de todo o Brasil onde também ocorriam debates”, comentou.

Cada fase possui em torno de 10 questões e uma tarefa, no entanto, o tipo de tarefa muda a cada etapa e os estudantes têm seis dias para respondê-lo.

“Em todas as questões, tínhamos que ter um pensamento amplo, que conseguisse observar todos os pontos e entender o que a organização da Olimpíada queria de nós. Era de suma importância ter conhecimento do que está acontecendo atualmente e antigamente, tanto nos âmbitos econômicos, sociais e políticos”, acrescentou Kenysson.

No Campus Arapiraca, a equipe Tamoios, formada por Irys Maria Pinheiro, Lívia Caroline Barbosa e Pedro Gabryel Gomes estão competindo pela segunda vez a olimpíada. No ano passado eles foram eliminados na quarta etapa, mas com o maior empenho e a ajuda do professor José Carlos, eles conseguiram chegar à final deste ano.Com a orientação do professor José Carlos, Irys Maria Pinheiro, Lívia Caroline Barbosa e Pedro Gabryel Gomes participam da Olimpíada pela segunda vez.jpeg

A equipe também se reúne, em média, três vezes por semana, para discutir as questões. “A primeira vez, para obtermos o primeiro contato, nos situar dos conteúdos cobrados e das pesquisas que deveremos fazer, a segunda para debatermos as alternativas em conjunto e entrarmos em um consenso e a terceira nos reunimos com o professor para o mesmo nos orientar e finalizarmos a etapa, o que foi imprescindível em toda a trajetória. Usamos essa mesma estratégia em todas as seis fases”, pontuou Irys.

O professor Idalino observa que para responder às questões, é necessário desenvolver habilidades como interpretação de textos, análise e reflexão de fatos da história nacional, por isso a necessidade de colocar os temas em debate com os alunos.

“A ONHB busca fomentar no estudante reflexões que permeiam a sociedade brasileira na contemporaneidade, como racismo, questão de gênero e desigualdade social. As questões procuram estabelecer um diálogo entre passado e presente. Também procuram trabalhar a interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento”, pontuou o docente de Palmeira.