Notícias
Ifal tem projetos selecionados para receber bolsas para estudantes de mestrados profissionais
Dois mestrados profissionais do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foram agraciados com nove bolsas para estudantes de pós-graduação pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Eles foram selecionados por meio de projetos inscritos no Edital Fapeal/CNPq nº 08/2025, cujo resultado foi divulgado na última sexta-feira (19).
O edital tem como objetivo promover a formação de recursos humanos qualificados, fortalecendo a pesquisa aplicada, a inovação e o desenvolvimento científico, tecnológico e social em Alagoas, com a concessão de bolsas de mestrado profissional para programas de pós-graduação stricto sensu.
As propostas foram submetidas pelos professores André Suêldo, docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), e Joabe Gomes, do Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais. Confira aqui!
A partir delas, de início, nove estudantes serão beneficiados com valores mensais de R$ 2.100,00, por um período de até 24 meses. Ao longo desse tempo o recurso servirá de apoio à produção de suas dissertações e realização de atividades acadêmicas, como a participação eventos.
“Como os mestrados profissionais não têm bolsas pela Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior], então, quando a gente consegue esse apoio, nesse caso, por conta de uma emenda parlamentar do Deputado Paulão, que aí colocou esse recurso na Fapeal, isso favorece bastante os estudantes. Porque alguns entram no mestrado com emprego, mas precisando se desdobrar com jornadas mais longas, mas com esse auxílio, de certa forma, ele pode se dedicar mais à sua dissertação e concluí-lo”, disse André.
O professor lembrou que essa é o segundo ciclo de beneficiados, por meio dessa cooperação da Fapeal e CNPq. Na primeira turma, todos os alunos que receberam bolsas conseguiram concluir o mestrado. Mas para ele, além dos estudantes, toda comunidade é beneficiada com a qualidade dos trabalhos apresentados.
A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPI), Eunice Palmeira, recorda que as bolsas são fruto de um esforço institucional para suprir os estudantes das duas pós-graduações ofertadas pelo Ifal.
“O edital da Fapeal e do CNPq representa um passo significativo na valorização dos mestrados profissionais a partir da concessão dessas bolsas, considerando que, historicamente, os mestrados acadêmicos foram priorizados para esse tipo de incentivo financeiro. O Ifal parabeniza esses órgãos de fomento por destinarem um recurso específico aos nossos pós-graduandos, contribuindo para o desenvolvimento ciência, tecnologia e inovação, e fortalecendo a formação de profissionais de alto nível”, pontuou a gestora.
