Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal tem nove medalhas de ouro e se classifica para final da Olimpíada Brasileira de Geografia

Final nacional contará com equipe formada entre alunos de Informática do Campus Viçosa

por Jhonathan Pino publicado: 29/09/2021 15h23, última modificação: 30/09/2021 09h53

Nove equipes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) receberam medalhas de ouro na 6ª Olimpíada Brasileira de Geografia, realizada ao longo deste ano. O resultado da terceira fase saiu na última segunda-feira (27) e aponta o melhor desempenho da instituição entre escolas públicas e particulares do estado alagoano, na competição, com o Campus Viçosa classificado para a quarta e última fase.

A partir deste 1º de outubro, a equipe Atenas Alagoana, formada pelos alunos do 3º A do curso de Médio Integrado de Informática para internet, do Campus Viçosa, representará Alagoas na quarta fase da competição nacional. Por meio dela, serão escolhidos os integrantes da Seleção Brasileira que irá competir a 17º International Geography Olympiad (iGEO), em junho de 2022, na cidade de Paris, França.

Além da Atenas Alagoana, o Campus Viçosa teve outras três equipes medalhistas de ouro, assim como as unidades de Arapiraca, Palmeira dos índios, Penedo e Maceió, que completaram a lista dourada do Ifal na competição. A última, com dois ouros.

Para o professor de Geografia e coordenador das equipes do Campus Viçosa, Wellington de Brito, a Olimpíada não tem a pretensão de ser um ranking entre as escolas, mas sim de promover as Ciências Geográficas dentro da educação básica.

“Estamos muito felizes, os alunos, muitos animados. Além da Atenas Alagoana, tínhamos outras equipes que conseguiram medalhas. A participação do Instituto Federal, como um todo, nessa Olimpíada, em que várias equipes foram medalhistas na etapa estadual, tudo isso só reforça o trabalho que as Ciências Humanas, e em especial a Geografia, vêm fazendo dentro do Instituto”, comentou Wellington.Equipe Atenas Alagoana, do Campus Viçosa, representará o estado em etapa nacional.jpg

Para o professor, o resultado vem quando os alunos se interessam e colocam em prática o que aprenderam na sala de aula. Esse parece ter sido o caso de Bernadete Rodrigues, Ryane Neto e Tiago Terto, os integrantes da equipe Atenas Alagoana.

“Todo o empenho que o grupo colocou em si, de todo o Campus, conseguindo quatro medalhas de ouro e uma de prata, foi uma experiência ótima. Pudemos colocar o nosso conhecimento à prova. Achamos que nossos resultados foram bons, mas vamos nos empenhar para na quarta fase representar Alagoas’, comentou Bernadete.

Interesse dos alunos

Segundo o professor de Geografia e coordenador do Campus Arapiraca, na Olimpíada, Geraldo Ramires, a participação da unidade foi inicialmente estimulada pelo interesse da estudante Allane Apolinário, que acabou despertando a vontade de competir entre outros alunos.

“Ela já havia visto outra equipe participando e acho que isso acendeu o desejo nela. Eu abri a preparação para as demais turmas e a 412, de Eletroeletrônica, teve uma equipe que acabou ganhando a medalha de Ouro, a Fulô de Mandacaru”, comenta o professor.

Geraldo lembra que a preparação aconteceu na medida em que passavam as etapas. “As questões eram abertas, os alunos faziam as resoluções e a partir das dúvidas, nós tínhamos um horário de debate. Então aconteceu de a gente ficar até tarde discutindo a questão, mas a decisão final partia dos alunos”, lembra o professor.Thalita Ferro, Ítalo Marcos dos Santos e Analyce Freitas formaram equipe Solstício de Verão.jpeg

Como as etapas aconteceram em período de distanciamento social, todos os debates e preparação foram realizadas de modo remoto e isso demandou uma nova forma de preparação para o Campus Palmeira dos Índios, que já havia participado da competição nos anos de 2018 e 2019. Em 2020 não houve a competição, em razão pandemia de Covid-19. Na unidade, as professoras Diana Souza e Fabiana Menezes tiveram dificuldades de estimular os alunos para a competição remota.

“Este ano, infelizmente, tivemos apenas uma equipe inscrita, que esteve sob minha supervisão. Nossos diálogos e orientações ocorreram de forma on-line e não em espaços como o laboratório de informática, no qual costumávamos reunir as equipes presencialmente. Esta equipe, cujos estudantes demonstraram bastante empenho e, com muita iniciativa e autonomia, obtiveram um excelente resultado”, comentou Diana, ao se referir à equipe Solstício de Verão.

A equipe de Palmeira, que era formada pelos alunos de Palmeira, Thalita Ferro, Ítalo Marcos dos Santos e Analyce Freitas, obteve medalha de ouro e ficou com o 8º lugar no estado.Equipe Solstício Penedense contou com a participação de Alana Pereira, Cauan Barbosa e Rodrygo Pires e coordenação do professor Lucas Suassuna.jpeg

Em Penedo, somente uma equipe participou da competição este ano, a Solstício Penedense, que comemorou o ouro, o que representa um avanço para a unidade, já que na edição anterior havia levado uma prata.

“É algo muito positivo, porque a gente está aí com dois resultados consecutivos muito bons, e a tendência é que, nos próximos eventos, a gente consiga mobilizar mais alunos e mantenha posições de destaque”, disse o professor de Geografia, Lucas Suassuna, que orientou o grupo formado pelos estudantes Alana Pereira, Cauan Barbosa e Rodrygo Pires.

Também receberam medalhas de prata duas equipes do Campus Maceió, e outras de Palmeira dos Índios e Batalha, com uma medalha, cada. Três equipes de Maceió ainda receberam bronze, assim como Batalha e Arapiraca, cada uma delas. Acesse a lista completa!