Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal tem inscrições abertas para vestibulares de três campi: Marechal, Maragogi e Piranhas
conteúdo

Notícias

Ifal tem inscrições abertas para vestibulares de três campi: Marechal, Maragogi e Piranhas

As três unidades têm períodos de inscrições diferentes, veja abaixo os detalhes
por Jhonathan Pino publicado: 02/01/2025 09h13, última modificação: 08/01/2025 15h28

Têm início nesta quinta-feira (2), as inscrições para o processo seletivo de cursos superiores do Campus Marechal Deodoro. São ofertadas 80 vagas para os cursos de Licenciatura em Letras-Português e Tecnológico em Gestão Ambiental. Elas ocorrem até o dia 2 de fevereiro por meio da página de Exames do Ifal.

O Edital nº 57/2024 selecionará os candidatos por meio das médias gerais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para concorrer, os interessados devem ter terminado o Ensino Médio e feito uma das edições do Exame, desde o ano de 2009.

As regras de seleção são similares as outros dois editais de vestibulares do Ifal, para cursos superiores de Maragogi e Piranhas. No primeiro caso, o Edital nº 50/2024 oferta 30 vagas para o curso de Tecnologia em Horticultura. Em Piranhas, o Edital nº 54/2024 oferta três cursos: as licenciaturas em Física e Matemática, ambas noturnas, além Bacharelado em Engenharia Agronômica, curso em horário integral. Em ambos os pleitos, as inscrições acontecem até o dia 19 de janeiro.

Vagas destinadas às cotas

Neste ano, todos os processos de seleção de cursos de nível superior do Ifal são gratuitos. Para todos os cursos acima, 70% das vagas são reservadas aos estudantes egressos da rede pública de ensino. Esse critério leva em conta também a renda familiar bruta per capita, autodeclaração étnica e a existência de deficiência. 

Há também bônus regional de 10% sobre a média final para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio regular, ou por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou equivalentes em escola pública ou privada da rede de ensino de Alagoas.