Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal tem dois ouros e classifica equipe para etapa final da 8ª Olimpíada Brasileira de Geografia

Campus Murici e Arapiraca receberam ouro; unidades conquistam outras 25 medalhas
por Jhonathan Pino publicado: 13/09/2023 10h06, última modificação: 13/09/2023 15h24

Uma equipe formada por três alunos do Campus Murici recebeu a medalha de ouro e a classificação para a etapa presencial na 8ª Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG).  Jaíles Marinho, Kaylane Luize Romeiro e Emilly Walkênnia Alves formaram o primeiro time da unidade a vencer a competição. O resultado foi publicado na última segunda-feira (11), após a finalização de três etapas online.

“Lixiviação” foi o nome dado a equipe formada pelo trio que deve participar da etapa presencial entre os dias 28 de novembro a 1º de dezembro, no município de Campinas, São Paulo. Ela teve a orientação do professor de Geografia, Manoel Henrique Pereira.Jales Marinho relata dificuldades de conciliação de horários para resolução de provas

Uma das integrantes do grupo, Jaíles, lembra que elas obtiveram o bom resultado, ainda que sem um preparo específico para isso. Segundo a estudante, o resultado foi possível porque o Ifal conta com bons professores e o ensino de qualidade.

“Cada membro da equipe, com o conhecimento que tinha adquirido durante esses três anos no Ifal, compartilhava e íamos juntando as ideias. Durante as resoluções das provas, eu, Emilly e Kaylane discutíamos as questões de acordo com nosso conhecimento, ao longo dos anos, e tirávamos dúvidas com o professor orientador, Manoel. Além disso, por estarmos num curso técnico em Agroecologia, isso facilita a resolução das questões também, uma vez que a agroecologia aborda diversos conteúdos da geografia”, comentou Jaíles.

Outra equipe do Ifal que recebeu medalha de ouro foi a equipe Pliocenos, integrada pelos estudantes Carlos Eduardo Ferreira, Isabele Gomes Santos e José Guilherme Carvalho. A unidade ainda obteve três pratas e dois bronzes, sob a orientação dos professores Adriana Santana e Geraldo Ramires.

Ainda listam a premiação da competição seis outras unidades do Ifal. Quatro equipes do Campus Viçosa receberam medalhas de prata e uma outra recebeu bronze. Na unidade de São Miguel dos Campos, foram conquistados uma prata e sete bronzes; Rio Largo, uma prata e um bronze; Piranhas, uma prata; Maceió, três bronzes e Maragogi, com um bronze. Veja o resultado completo das escolas de Alagoas.

Campus Murici na Olimpíada Brasileira de Geografia

A competição deste ano foi formada por três etapas online, com questões disponibilizadas semanalmente, entre os dias 7 e 23 de agosto. Jaíles lembra que esse formato dificultou a reunião do grupo devido a pouca disponibilidade de horários.Manoel Henrique e alunos receberam ouro, em sua primeira participação na OBG

“As dificuldades foram estabelecer dias para a resolução das provas, visto que o horário do professor é bem corrido, assim como o nosso. E, também, em relação à disposição das provas, uma seguida da outra”, acrescenta Jaíles.

Como a competição era inédita tanto para as alunas, como para o orientador, ela foi um desafio para todos, que se encontravam pelo Meet, uma vez por semana, para discutir as questões e, presencialmente, às quintas-feiras, para responder às questões e enviar as respostas.

Para o orientador as alunas se superaram, aprenderam coisas novas e praticaram o conhecimento adquirido ao longo de suas formações.

“Queria que esta experiência fosse marcante na vida pessoal e acadêmica delas. As discussões e aspectos que foram vistas nas três etapas da Olimpíada, mostram como a formação acadêmica é importante para entender melhor o mundo que nos cerca”, reforça Manoel.