Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal tem cinco equipes campeãs na 44ª Jornada Brasileira de Foguetes

Ifal tem cinco equipes campeãs na 44ª Jornada Brasileira de Foguetes

Títulos foram conquistados pelos campi Arapiraca, Palmeira dos Índios e Viçosa
por Jhonathan Pino publicado: 22/09/2023 12h53, última modificação: 22/09/2023 14h48

Uma comitiva do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) retorna da 44ª Jornada Brasileira de Foguetes com as malas abarrotadas de medalhas e placas de reconhecimento. Neste ano, a instituição conquistou cinco títulos, dois vice campeonatos e quatro menções honrosas na competição. O evento aconteceu em Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 21 de setembro de 2023.Equipes também tinham que mostrar como construíram seus foguetes.jpeg

Foram campeãs duas equipes de Arapiraca, duas de Palmeira dos Índios e uma de Viçosa; conseguiram o vice campeonato as unidades do Benedito Bentes, São Miguel dos Campos e Palmeira dos Índios. Já as menções honrosas foram dadas aos campi Viçosa, São Miguel e Benedito.

Durante os quatro dias do evento, os alunos participaram de oficinas e treinamentos para a construção e lançamento de vários tipos e níveis de foguetes. Antes de lança-los, as equipes puderam demonstrar como foi a construção dos seus foguetes e das bases de lançamento.

Como parte da competição, as equipes tiveram duas oportunidades de lançamento de seus foguetes, em dois dias diferentes, sendo o maior lançamento aquele que irá pontuar para premiação final.

Equipe de Viçosa conseguiu um dos títulos.jpeg“O evento da Jornada de Foguetes é importantíssimo para disseminar conhecimento e ciência, possibilitando as equipes que participam uma experiência única para seu desenvolvimento pessoal e educacional. Além disso, desde a preparação das equipes nos Campi, vários conceitos são trabalhados envolvendo diversas disciplinas. Assim, vejo que com os resultados obtidos pelo Ifal demonstra mais uma vez a qualidade do ensino ofertado a sociedade”, pontuou Roberto Medeiros, um dos docentes que integraram a comitiva.

Além dele, os alunos estiveram acompanhados de Jonatha Lisboa, do Campus Viçosa; Fabiano Rodrigues e José Paulo Feitosa, de São Miguel dos Campos; Marcos Fabrício, de Arapiraca; Rodrigo Raposo e Natiel Johnson, de Palmeira dos Índios e Manoel Pereira, do Benedito Bentes.