Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal oferta 764 novas vagas em editais para cursos técnicos

Ifal oferta 764 novas vagas em editais para cursos técnicos

Inscrições estarão abertas de 1º a 30 de janeiro

por Roberta Rocha publicado: 24/12/2021 13h48, última modificação: 24/12/2021 14h07

O Instituto Federal de Alagoas - Ifal lançou, nesta sexta-feira (24), um novo bloco de editais do Processo Seletivo 2022.1 com 764 vagas para cursos técnicos integrados e subsequentes nos campi Batalha, Penedo, Santana e Satuba. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no endereço exame.ifal.edu.br, entre os dias 1º e 30 de janeiro de 2022.

Os cursos integrados são voltados a estudantes que tenham terminado o Ensino Fundamental ou equivalente até a data da matrícula. Já para se candidatar nos cursos subsequentes, é necessário ter concluído o Ensino Médio ou equivalente até a data da matrícula.

Confira as vagas ofertadas nos novos editais:

Edital nº 57/2021 - Contempla os cursos integrados de Agroindústria (72 vagas) e Biotecnologia (36 vagas) do Campus Batalha, os cursos integrados de Meio Ambiente (72 vagas) e Química (72 vagas) do Campus Penedo, os cursos integrados de Administração (72 vagas) e Agropecuária (72 vagas) do Campus Santana do Ipanema e os cursos integrados de Agroindústria (72 vagas) e Agropecuária (144 vagas) do Campus Satuba.

Edital nº 58/2021 - Contempla o curso subsequente de Química (40 vagas) do Campus Penedo, o curso subsequente de Agropecuária (40 vagas) do Campus Santana do Ipanema e o curso subsequente de Agropecuária (72 vagas) do Campus Satuba.

COMO CONCORRER

Para participar da seleção, basta acessar a página de exames do Ifal e preencher o cadastro, por meio do CPF,  dentro do período de inscrição estipulado. Também é necessário fornecer os documentos estabelecidos no edital.

Os alunos serão selecionados por meio das médias das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática nos editais de cursos integrados. Nos cursos subsequentes, a classificação será obtida através da maior pontuação total (Língua Portuguesa + Matemática). Em ambos os casos, nos Anexos III e IV do respectivo edital, é possível conferir como calcular e registrar as médias no formato requerido pelo pleito.

O Processo Seletivo 2022 traz vagas de ampla concorrência e vagas para ações afirmativas; sendo 67,22% das vagas de cotas destinadas a candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, 21,91% a candidatos que se autodeclararem de outras etnias e 10,88% a candidatos que se autodeclararem pessoas com deficiência.

Outro diferencial desta edição é que ela está ocorrendo mediante o lançamento de blocos de editais, respeitando o calendário acadêmico de cada campus. Outros editais devem ser lançados em breve e os interessados podem acompanhar as novidades a respeito no portal institucional, na página de Exames ou nas redes sociais do Ifal.