Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal tem 59 projetos aprovados no edital Pibic Jr. da Fapeal

Ifal tem 59 projetos aprovados no edital Pibic Jr. da Fapeal

publicado: 02/06/2023 23h06, última modificação: 02/06/2023 23h15

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foi o grande destaque entre as instituições participantes da seleção de projetos do Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.), em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. O resultado final da seleção foi divulgado nesta sexta-feira (02/06) e, ao todo, 59 projetos do Ifal foram aprovados, sendo que, destes, 47 foram selecionados para o recebimento de bolsas de iniciação à pesquisa para os discentes a eles vinculados. As outras 12 propostas do Ifal aprovadas poderão ser contempladas com bolsas futuramente, a depender de disponibilidade orçamentária.

Em cada projeto selecionado, os discentes integrantes receberão uma bolsa no valor mensal de R$ 300,00. São 10 alunos por projeto, totalizando 470 bolsas a serem recebidas por alunos do Ifal. As propostas foram apresentadas por docentes dos diversos campi do Instituto e contam com a participação de estudantes do 1º e do 2º anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Para Eugênio Bastos, diretor de Pesquisa e Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI) “o Edital Pibic Júnior da Fapeal 2023 foi uma excelente oportunidade de submissão de propostas para o fortalecimento da iniciação científica no Ifal para o financiamento de projetos com fomento externo’’, conta.

De início, a previsão era de que o Ifal poderia ocupar até 30% do total das 100 vagas disponíveis. No entanto, em decorrência da quantidade e da qualidade dos projetos inscritos pelo Ifal, o número de projetos classificados e que receberão bolsas ultrapassou a proposta inicial da seleção feita pela Fapeal. Das 117 propostas inscritas, 62 foram apresentadas por professores/orientadores do Ifal. Destas, 59 foram aprovadas e 47 selecionadas para o recebimento das bolsas.

Segundo Eugênio, o instituto teve um bom aproveitamento da oportunidade promovida pela Fapeal. ‘’O Ifal captou 47% dos recursos destinados ao Pibic Jr. Fapeal 2023, que somam R$ 4,2 milhões, para a execução de 100 projetos, distribuídos em 4 trilhas do conhecimento’’, disse.

O Programa Pibic Jr. visa, através da concessão de bolsas para estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio e/ou profissionalizante da rede pública estadual e federal de ensino de Alagoas, despertar a vocação científica, tecnológica e de inovação e empreendedorismo, artística e cultural. Isso é realizado por meio da imersão em atividades científicas, tecnológicas ou de inovação, e também através das linguagens artísticas e das produções culturais.

Clique aqui e confira o resultado na íntegra.