Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal tem 19 cursos de graduação avaliados por Guia da Faculdade Estadão 2024
conteúdo

Notícias

Ifal tem 19 cursos de graduação avaliados por Guia da Faculdade Estadão 2024

Quinze foram avaliados com quatro estrelas, entre eles, Gestão Ambiental e Laticínios
por Jhonathan Pino publicado: 23/10/2024 13h58, última modificação: 24/10/2024 21h10

A divulgação do Guia da Faculdade do Estadão 2024, nesta segunda-feira (21), trouxe 19 cursos avaliados do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), com uma novidade em referência à última edição: dois deles receberam mais uma estrela. Gestão Ambiental, do Campus Marechal Deodoro, e Laticínios, em Satuba, agora se juntam aos cursos de Letras (Português) e Sistemas de Informação, em Arapiraca; Alimentos Design de Interiores, Engenharia Civil, Física, Gestão do Turismo, Letras (Português), Hotelaria e Sistemas de Informação, na Unidade de Maceió; Engenharia Civil, no Campus Palmeira dos Índios, além de Administração Pública e Letras, ofertados na modalidade EaD, com quatro estrelas cada um.

Para o coordenador do curso de Gestão Ambiental, Geraldo Valle, a evolução na nota reflete o contínuo processo de melhorias na qualidade acadêmica, infraestrutura, empregabilidade, além do acompanhamento processual do Projeto Pedagógico do Curso. "A nota pode sugerir que a coordenação está no caminho certo, mas que pequenos ajustes na gestão acadêmica ou na comunicação entre coordenação, alunos e docentes podem elevar ainda mais a qualidade percebida", pontuou.Estudantes do curso de Lacticínios são orientados em atividades de pesquisa e extensão junto ao setor lácteo.jpeg

Já a coordenadora de Laticínios, Tâmara Lúcia, comentou que a aproximação e interação  com a comunidade externa do setor alimentício/lácteo do estado de Alagoas, além de ações como oficinas,, palestras, visitas técnicas fazem com que o curso tenha maior reconhecimento da comunidade.

"Com bolsas e a interação dos nossas/os estudantes com outras instituições de ensino, pesquisa e extensão, fazem com que as atividades sejam mais reais e por sua vez valorize a atuação do futuro profissional Tecnólogo em Laticínios, estimulando nossas/os estudantes", enfatizou. 

Outros quatro cursos  do Ifal foram avaliados com três estrelas, são eles: Matemática, Química e Ciências Biológicas, no Campus Maceió, e Ciências Biológicas (EaD).

Sobre o Guia Estadão

O Guia é feito em parceria com a Quero Educação, sediada em São José dos Campos (SP), por meio de uma metodologia rigorosa de avaliação das instituições, levando em consideração três fatores principais: Projeto pedagógico; Corpo docente e Infraestrutura.

Os critérios são avaliados por mais de 10,5 mil coordenadores e professores do ensino superior cadastrados como avaliadores do Guia. Cada curso é avaliado por seis professores, que atribuem notas de 1 a 5. A participação desses profissionais é voluntária e sem remuneração, garantindo uma avaliação independente e imparcial.

Atualmente à frente do Departamento de Graduação (Degrad), o professor Henrique Golbery comenta que o objetivo do Ifal é continuar avançando na direção de garantir uma experiência de aprendizagem cada vez mais enriquecedora para todos os nossos alunos.

"A avaliação por pares, realizada por profissionais que vivenciam os mesmos desafios que nós nas coordenações de cursos superiores, revelou um resultado muito positivo para os nossos cursos de graduação. Nesta edição, quinze dos nossos cursos avaliados receberam ‘quatro estrelas’ e outros quatro cursos receberam ‘três estrelas’, sinalizando o alto padrão de qualidade dos nossos cursos. Essa conquista é importante porque contribui para aumentar a atratividade do IFAL para novos estudantes e fortalecer a nossas ofertas no estado de Alagoas”, comemora.

*Matéria atualizada no dia 24 de outubro, às 15h04.