Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal tem 18 depósitos e 15 concessões de registros no Inpi, em 2021

Ifal tem 18 depósitos e 15 concessões de registros no Inpi, em 2021

Equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica vem aprimorando orientação de pesquisadores na instituição

por Jhonathan Pino publicado: 28/12/2021 17h28, última modificação: 29/12/2021 08h08

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI) está comemorando os seis depósitos de patentes, 12 de programas de computador, além do registro de um desenho industrial e de outros 14 softwares, realizados pelo Instituto Federal de Alagoas, em 2021, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

No total, somados, já são mais de 76 depósitos e 63 concessões acompanhados pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), desde 2019. O órgão é o responsável pelo apoio e execução das políticas de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica do Ifal e vem subsidiando os pesquisadores a realizarem o depósito de patente, programa de computador e de desenho industrial desenvolvidos na instituição.Professores do Campus Arapiraca tiveram o Sistema de Agendamento de Vacinas (Sisvac) registrado no Inpi.jpg

Parte da equipe do NIT, João Paulo Sorgato explica que enquanto as patentes ainda estão na fase de exames, as concessões caracterizam-se por um estágio posterior, em que o INPI já analisou e concedeu o registro, algo que acontece de forma mais célere entre os programas de computador e processos de registro de desenho industrial.

“A patente também chega nessa etapa, mas demora alguns anos, por isso é dito depósito da patente. Se eventualmente o Inpi aprovar o pedido de patente, ocorrerá a concessão do registro da patente, que é chamado de carta patente. Este é o documento concedido pelo Inpi que confere a seu titular a exclusividade de uso, comercialização, produção e importação de determinada tecnologia no Brasil”, explica o servidor.Canudo biodegradável desenvolvido a partir da cera de abelha está em processo de patenteamento.jpg

Entre os trabalhos que integram a lista do NIT estão o canudo biodegradavel, criado a partir da cera de abelha, do Campus Batalha, e a plataforma para monitoramento de pacientes com suspeitas ou confirmados de Covid-19, o Sistema de Agendamento de Vacinas (Sisvac), desenvolvido no Campus Arapiraca e já com registro concedido este ano.

Para a pró-reitora da PRPPI, Eunice Palmeira, os resultados são frutos do aprendizado com a experiência obtida a cada pedido submetido ao Inpi. Ela lembra que o trabalho de orientação começa ainda durante as avaliações dos programas institucionais de bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e  de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).Dados fornecidos pela PRPPI.jpg

“O diálogo estabelecido com a comunidade, aliado as capacitações e experiências da equipe, vem disseminando a inovação na nossa instituição, fornecendo conhecimento e motivando a comunidade a buscar a proteção das propriedades intelectuais. Hoje a equipe tem uma expertise maior e a comunidade vem compreendendo a importância da proteção de suas criações”, comentou a gestora.

Outro fator que ajudou nesse processo foi a estruturação do NIT, que passou a ter três servidores com qualificação específica para atuar na área.

“São dois mestres em propriedade intelectual e o outro servidor é um professor com formação em Administração. Isso, evidentemente, fortalece a atuação do NIT. Além disso, temos investido na capacitação contínua desses servidores, com capacitações ofertadas em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e Sebrae”, acrescenta Eunice.