Notícias
Ifal tem 110 projetos aprovados no edital do Pibic Júnior da Fapeal
O Instituto Federal de Alagoas comemora os 110 projetos aprovados no edital nº 10/2024 da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), referente ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior de Alagoas (Pibic Júnior). O edital recebeu propostas de projetos de iniciação científica, tecnológica, de inovação, empreendedorismo e economia criativa, artes e cultura popular na rede pública de educação básica de Alagoas.
Dos 110 projetos do Ifal que foram aprovados, 30 foram classificados e devem iniciar as atividades a partir do próximo mês, de acordo com o edital. Deste grupo, há projetos dos campi Arapiraca, Batalha, Benedito Bentes, Maceió, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Rio Largo, São Miguel dos Campus, Satuba e Viçosa. Outros 80 projetos do Ifal também foram aprovados, mas seguem em lista de espera.
Os professores da instituição participaram do edital enviando propostas para as quatro trilhas do conhecimento. A primeira, que é "Iniciação à Ciência e à Tecnologia", contou com mais propostas do Ifal aprovadas. Foram 68 projetos. A segunda "Iniciação à Inovação e ao Empreendedorismo" contou com 11 propostas aprovadas. A terceira, "Iniciação em Artes, Cultura Popular e Economia Criativa", teve sete projetos aprovados. E a última trilha, "Equipes para as Olimpíadas do Conhecimento", contou com 24 aprovações.
O edital Pibic Júnior busca "despertar a vocação científica, tecnológica, empreendedora e artística na juventude alagoana de modo a incluir a educação básica como eixo fundamental do nosso ecossistema de inovação, com vistas ao desenvolvimento socioeconômico do Estado". Para isso, de acordo com a Fapeal, as cem propostas aprovadas serão financiadas com recursos do Tesouro do Estado de Alagoas, na ordem de R$ 6 milhões, com a concessão de mil bolsas de iniciação científica júnior, cem bolsas de coordenação de pesquisa e cem taxas de bancada.