Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal tem 110 projetos aprovados no edital do Pibic Júnior da Fapeal
conteúdo

Notícias

Ifal tem 110 projetos aprovados no edital do Pibic Júnior da Fapeal

Professores da instituição tiveram projetos aprovados nas quatro trilhas do conhecimento presentes no edital
por Elaine Rodrigues publicado: 24/02/2025 16h45, última modificação: 25/02/2025 11h14
Fapeal

O Instituto Federal de Alagoas comemora os 110 projetos aprovados no edital nº 10/2024 da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), referente ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior de Alagoas (Pibic Júnior). O edital recebeu propostas de projetos de iniciação científica, tecnológica, de inovação, empreendedorismo e economia criativa, artes e cultura popular na rede pública de educação básica de Alagoas.

Dos 110 projetos do Ifal que foram aprovados, 30 foram classificados e devem iniciar as atividades a partir do próximo mês, de acordo com o edital. Deste grupo, há projetos dos campi Arapiraca, Batalha, Benedito Bentes, Maceió, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Rio Largo, São Miguel dos Campus, Satuba e Viçosa. Outros 80 projetos do Ifal também foram aprovados, mas seguem em lista de espera.  

Os professores da instituição participaram do edital enviando propostas para as quatro trilhas do conhecimento. A primeira, que é "Iniciação à Ciência e à Tecnologia", contou com mais propostas do Ifal aprovadas. Foram 68 projetos. A segunda "Iniciação à Inovação e ao Empreendedorismo" contou com 11 propostas aprovadas. A terceira, "Iniciação em Artes, Cultura Popular e Economia Criativa", teve sete projetos aprovados. E a última trilha, "Equipes para as Olimpíadas do Conhecimento", contou com 24 aprovações.

O edital Pibic Júnior busca "despertar a vocação científica, tecnológica, empreendedora e artística na juventude alagoana de modo a incluir a educação básica como eixo fundamental do nosso ecossistema de inovação, com vistas ao desenvolvimento socioeconômico do Estado". Para isso, de acordo com a Fapeal, as cem propostas aprovadas serão financiadas com recursos do Tesouro do Estado de Alagoas, na ordem de R$ 6 milhões, com a concessão de mil bolsas de iniciação científica júnior, cem bolsas de coordenação de pesquisa e cem taxas de bancada.

Saiba mais informações sobre o edital e a lista dos projetos aprovados aqui!