Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal tem 10 medalhistas e 109 menções honrosas na OBMEP 2019

Ifal tem 10 medalhistas e 109 menções honrosas na OBMEP 2019

Alunos dos campi Maceió, Coruripe e Palmeira dos Índios foram medalhistas da modalidade de ensino médio

publicado: 05/12/2019 14h35, última modificação: 11/12/2019 11h27

Jhonathan Pino e Monique de Sá - jornalistas

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foi um dos grandes premiados de Alagoas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2019, nível 3, modalidade voltada aos alunos do ensino médio. Ao todo, 11 campi tiveram seus alunos listados entre medalhistas e menções honrosas, na competição.

Do Campus Maceió, os alunos Henrique Caldas de Carvalho Traja e Oswaldo Giacomo Neto, receberam medalhas de prata. Anderson Gabriel dos Santos, Robson Bruno Pinheiro, Ana Letícia Oliveira, Jairon Henrique Noia Batista e Leonam de Oliveira Silva, receberam bronze.

Completam a lista Annaliz de Araújo Carnaúba, do Campus Palmeira dos Índios, além de Edvilson Lessa Firmino Júnior e Edeilson Costa de Azevedo Filho, ambos do Campus Coruripe. Todos eles com medalhas de bronze.

Ainda receberam menção honrosa 109 alunos de 11 unidades, são elas Maceió, Arapiraca, Palmeira dos índios, Batalha, Santana do Ipanema, Coruripe, Murici, Viçosa, Maragogi, Piranhas e Penedo. Em quase todas estas unidades houve preparação para a competição. Em Palmeira, por exemplo, o professor de Matemática, Alberto Heleno Rocha, acompanhou os alunos durante todo o ano e o resultado foram 15 menções honrosas e uma medalha.

“Recebemos um bronze com 'gostinho' de prata: a Annaliz foi o primeiro bronze do estado, na ordem de classificação, ou seja, faltou muito pouco para prata. Quanto às menções honrosas, tivemos 15 o que mostra que o aproveitamento do nosso campus também foi muito bom. Precisamos lembrar que a OBMEP é uma olimpíada de Matemática e que assim como nós nos preparamos, os demais alunos do Brasil inteiro também o fazem”, ressalta Alberto.

A medalhista, Annaliz é bastante conhecida no campus pelos seus exitosos desempenhos em variadas olimpíadas. Desde o 1º ano, ela participa da OBMEP, mas esta foi a primeira vez que ela recebeu uma medalha pela olimpíada.Medalhista de bronze, do Campus Palmeira dos Índios, Annaliz de Araújo Carnaúba vem se ´preparando para a OBMEP há três anos.jpeg

“Esse prêmio é reflexo de muita dedicação à Matemática e, inclusive, do incentivo dos professores, em especial o da professora Andreia Rodrigues. Minha preparação consistiu na prática de muitos exercícios. Eu acordava, geralmente todos os dias, às 3h e fazia questões variadas”, conta a aluna sobre o segredo do seu sucesso.

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Na edição deste ano, mais de 18 milhões de alunos de escolas públicas e privadas se inscreveram para a prova.

Confira a íntegra da premiação em Alagoas.

registrado em: