Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal tem 1.426 vagas ofertadas em editais para cursos técnicos

Ifal tem 1.426 vagas ofertadas em editais para cursos técnicos

por Roberta Rocha publicado: 06/12/2021 19h23, última modificação: 06/12/2021 19h24

Embora as inscrições para algumas unidades de ensino tenham encerrado no último domingo (5), o Instituto Federal de Alagoas - Ifal continua com nove editais vigentes do Processo Seletivo 2022, com a oferta de 1.426 vagas em cursos técnicos nas modalidade integrado, subsequente e Educação de Jovens e Adultos - EJA. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no endereço exame.ifal.edu.br.

Os cursos integrados são voltados a estudantes que tenham terminado o Ensino Fundamental ou equivalente até a data da matrícula. Já para se candidatar nos cursos subsequentes, é necessário ter concluído o Ensino Médio ou equivalente até a data da matrícula.

Nesta edição do Processo Seletivo, as vagas estão sendo ofertadas por bloco de editais. Confira:

Edital nº 46/2021 - Prazo de inscrições prorrogado até 12 de dezembro. Contempla o curso integrado de Informática para internet do Campus Viçosa (72 vagas) e os cursos integrados em Agroindústria e Agroecologia do Campus Murici (144 vagas).

Edital nº 47/2021 - Prazo de inscrições prorrogado até 22 de dezembro. Contempla os cursos EJA de Hospedagem e de Cozinha do Campus Marechal Deodoro (80 vagas).

Edital nº 48/2021 Prazo de inscrições prorrogado até 12 de dezembro. Contempla o curso subsequente de Administração do Campus Viçosa (80 vagas).

Edital nº 49/2021 - Prazo de inscrições encerra em 30 de dezembro. Contempla o curso EJA de Artesanato do Campus Maceió (30 vagas).

Edital nº 50/2021 - Prazo de inscrições encerra em 31 de dezembro. Contempla os cursos integrados de Eletrotécnica, Edificações, Informática e Segurança do Trabalho do Campus Palmeira dos Índios (288 vagas) e os cursos integrados de Eletroeletrônica e Informática do Campus Arapiraca (144 vagas).

Edital nº 51/2021 - Prazo de inscrições encerra em 31 de dezembro. Contempla os cursos integrados de Agropecuária, Agroindústria e Agroecologia do Campus Piranhas (180 vagas).

Edital nº 52/2021 - Prazo de inscrições encerra em 31 de dezembro. Contempla o curso subsequente em Segurança do Trabalho do Campus Palmeira dos Índios (40 vagas) e os cursos subsequentes de Eletroeletrônica e Logística do Campus Arapiraca (80 vagas).

Edital nº 53/2021 - Período de inscrições abre em 15 de dezembro e segue até 31 de janeiro. Contempla os cursos integrados de Edificações e Mecânica do Campus Coruripe (144 vagas).

Edital nº 54/2021 - Prazo de inscrições encerra em 31 de janeiro. Contempla os cursos integrados de Agroecologia e Hospedagem do Campus Maragogi (144 vagas).

COMO CONCORRER

Para participar da seleção, basta acessar a página de exames do Ifal e preencher o cadastro, por meio do CPF,  dentro do período de inscrição estipulado. Também é necessário fornecer os documentos estabelecidos no edital.

Os alunos serão selecionados por meio das médias das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática nos editais de cursos integrados. Nos cursos subsequentes, a classificação será obtida através da maior pontuação total (Língua Portuguesa + Matemática). Em ambos os casos, nos Anexos III e IV do respectivo edital, é possível conferir como calcular e registrar as médias no formato requerido pelo pleito.

Para as vagas da EJA, a análise será baseada na faixa etária e na escolaridade dos candidatos inscritos.

O Processo Seletivo 2022 traz vagas de ampla concorrência e vagas para ações afirmativas; sendo 67,22% das vagas de cotas destinadas a candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, 21,91% a candidatos que se autodeclararem de outras etnias e 10,88% a candidatos que se autodeclararem pessoas com deficiência.

Os editais referentes às demais unidades do Ifal serão lançados adiante, em conformidade com os calendários acadêmicos de cada campus. Para se manter atualizado sobre as novas oportunidades, é necessário acompanhar na página de Exames, no portal institucional e nas redes sociais do Ifal.