Notícias
Ifal seleciona projetos para programas de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI) divulgou, nesta segunda-feira (3), os editais nºs 05 e 06/2024 para seleção de projetos voltados a iniciação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação, com fomento do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). De acordo com os documentos, as chamadas têm o prazo comum de submissão, findando no dia 10 de julho de 2024.
Os pleitos referem-se ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), que irão conceder bolsas de iniciação científica e em desenvolvimento tecnológico para estudantes de cursos técnicos e de nível superior, com o objetivo de promover a pesquisa e a inovação na instituição. Em comunicado, a PRPPI reforçou que estudantes de pós-graduação também podem participar de forma voluntária.
Seleção
Em ambos os editais, a equipe da proposta de trabalho deverá conter no mínimo duas pessoas e no máximo cinco pessoas que atendam aos critérios do pleito, sendo: uma/um orientadora/or (obrigatório), uma/um co-orientadora/or (opcional), uma/um; bolsista (obrigatório) e até duas/dois voluntárias/os (opcional).
Os projetos podem ser submetidos por servidoras/es permanentes ativas/os do Ifal, com titulação mínima de especialista. As submissões são realizadas pelo Módulo de Pesquisa SIGAA.
Neste ano, o Portal Integra Ifal será utilizado como ferramenta auxiliar para a pontuação de currículo. Por meio dele, as/os proponentes poderão anexar o memorial de cálculo da pontuação à proposta no SIGAA e incluir a nota.
Instruções para o cadastramento no SIGAA de pesquisadoras/es internas/os e externas/os ao Ifal para colaborarem com avaliações no seguinte link: bit.ly/seja-avaliador.
Para maiores informações, acesse a página de editais da PRPPI.