Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal seleciona projetos para combate à Covid-19
conteúdo

Notícias

Ifal seleciona projetos para combate à Covid-19

Propostas podem ser enviadas até esta quinta-feira, 23

publicado: 23/04/2020 11h35, última modificação: 28/04/2020 10h25
PSDB-01

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) iniciou o processo de seleção de projetos de Pesquisa e/ou Extensão com ações prioritárias em larga escala de combate à Covid-19. O pleito é realizado em atendimento à chamada do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), publicada no último dia 15 de abril e retificada nesta segunda-feira, 20.

O edital determina que cada instituição deverá submeter uma única proposta, constituída por até quatro projetos que apresentem soluções inovadoras para o desenvolvimento de produtos, serviços e processos para o enfrentamento emergencial à Covid-19.

As propostas podem ser voltadas a : a) equipamentos e dispositivos para tratamento e diagnóstico da Covid-19; b) tecnologias para a melhoria dos serviços de informação, acesso, acolhimento, assistência e gestão do SUS, propondo inovações para a organização dos serviços e unidades de saúde; c) tecnologias inovadoras para solucionar a dificuldade de acesso a alimentos, o isolamento social, os problemas emocionais, a logística, a educação online, a comunicação, entre outros, propondo soluções às consequências dos impactos sociais e econômicos decorrentes da pandemia; d) Desenvolvimento de equipamentos de monitoramento e triagem presencial; equipamentos de auxílio a triagem; desenvolvimento de soluções inovadoras com Equipamentos de Proteção Individual - EPI / Equipamentos de Proteção Coletiva – EPC.

As Pró-reitorias de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI) e de Extensão (Proex) do Ifal farão a seleção interna dos projetos. Os servidores têm entre 17 e 23 de abril para o envio das propostas e a análise ocorrerá até entre os dias 24 e 27.

De acordo com a chamada, os pesquisadores e extensionistas devem submeter seus projetos utilizando o modelo anexo e preenchendo o formulário de submissão disponível em https://forms.gle/DWd6aHu11vt1jUGT6. Os projetos devem ser submetidos no formulário usando o email institucional.

No dia 28, o Ifal irá enviar as propostas selecionadas para avaliação do Conif. Os limites orçamentários predefinidos são de no máximo R$ 500.000,00, contemplando todos os projetos.

O edital pode ser acessado na página do Conif. Na retificação do documento, foi retirada a necessidade de apresentar o Memorial Acadêmico. 

registrado em: