Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal seleciona docentes da rede pública e licenciandos da instituição para atuar no Pibid; veja retificação do edital

Ambos os editais recebem inscrições na próxima semana

por Roberta Rocha publicado: 02/10/2020 17h08, última modificação: 06/10/2020 19h16

A Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal de Alagoas - Ifal publicou, na sexta-feira (2), dois editais referentes à seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid).  Uma retificação foi lançada nesta terça-feira, 6, corrigindo apenas a modalidade de algumas vagas ofertadas. As inscrições nos certames acontecem de 5 a 11 de outubro.

No Edital Nº 193/2020/Proen/DAP, podem concorrer estudantes regularmente matriculados nos cursos de licenciatura do Ifal, interessados em atuar como bolsistas de iniciação à docência. Já o Edital Nº194/2020/Proen/DAP é voltado a docentes da Educação Básica nas redes públicas municipal, estadual ou federal de Alagoas, que lecionem nas escolas listadas no documento e desejem atuar como supervisores no Pibid, acompanhando os estudantes nas escolas-campo.

Os licenciandos de Ciências Biológicas, Física, Letras/Português, Matemática e Química, para concorrer às 180 vagas ofertadas, devem se inscrever pelo link https://forms.gle/t4SbnPQiTpkmQPPy9. Há oportunidades nas cidades de Maceió, Maragogi, São José da Laje, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Penedo, Piranhas e Cajueiro, nas modalidades presencial ou a distância.

Para os docentes das licenciaturas mencionadas, as inscrições estarão abertas no link https://forms.gle /GTuuZnvYQDctQdcizj9. Ao todo, são 18 vagas ofertadas.

De acordo com o edital, o processo de seleção dos estudantes envolve entrevista, produção de texto dissertativo-argumentativo e análise da documentação. A bolsa concedida será no valor de R$400,00 mensais para cada selecionado, com vigência de 18 meses.

No caso dos professores-supervisores, a seleção consistirá em entrevista, produção de Carta de Intenção e análise da documentação. O valor da bolsa será de R$ 765,00 mensais, também com vigência de 18 meses.

O resultado de ambos os editais está previsto para o dia 30 de outubro e o início das atividades, para 9 de novembro de 2020.

Sobre o Pibid - O programa objetiva a imersão planejada e sistemática de discentes de licenciatura em ambiente escolar, buscando a vivência aprofundada e a experimentação de situações concretas do cotidiano da escola e da sala de aula, que servirão de objeto de reflexão e de articulação entre teoria e prática na formação docente.

Acesse os editais de seleção de estudantes e docentes.

Confira a retificação do Edital Nº 193/2020/Proen/DAP diretamente AQUI.