Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal seleciona 51 professores e mais de 400 licenciandos para Programa de Iniciação à Docência

Selecionados poderão atuar em 11 municípios de Alagoas
por Jhonathan Pino publicado: 17/10/2024 12h37, última modificação: 17/10/2024 15h20

A Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) divulgou nesta quinta-feira (17), os editais para a seleção de docentes e licenciandos para atuarem no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) pela instituição. Ao todo, são 51 oportunidades para professores da educação básica de redes públicas do ensino municipal, estadual ou federal, do Estado de Alagoas e 408 vagas para estudantes de licenciaturas do Ifal, que irão atuar como bolsistas de iniciação à docência, com recursos da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Seleção de docentes

O edital nº 10/2024 irá selecionar docentes licenciados/as nas áreas de Ciências Biológicas, Física, Letras/Português, Matemática, Pedagogia e Química, para atuarem como supervisores nos municípios de Arapiraca, Cajueiro, Delmiro Gouveia, Maceió, Maragogi, Olho d’Água do Casado, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Santana do Ipanema, São José da Laje. Para isso, eles receberão uma bolsa de R$ 1.100,00 mensais.

As inscrições ocorrem até o próximo dia 22 a partir do preenchimento de formulário eletrônico. Podem se candidatar os docentes com diploma de licenciatura correspondente ao curso integrante do subprojeto; que tenham experiência mínima de dois anos no magistério na Educação Básica; estejam atuando em sala de aula em componente curricular correspondente à habilitação concedida pelo curso que compõe o subprojeto e tenham disponibilidade de tempo necessário para realizar as atividades previstas para sua atuação no Pibid.

O processo de seleção de bolsistas supervisores/as consistirá em entrevista, a ser realizada por meio do Google Meet, entre os dias 29 e 30 de outubro; carta de Intenção e análise de documentação do/a candidato/a. O resultado será divulgado no dia 13 de novembro. Confira o edital!

Seleção de licenciandos

As oportunidades para os licenciados são reguladas pelo edital nº 11/2024, que irá selecionar os estudantes para atuarem nos mesmos municípios citados no edital anterior, mediante bolsas mensais de R$ 700,00.

Podem participar do pleito alunos de Ciências Biológicas, Física, Letras/Português, Pedagogia, Matemática e Química, dos campi e polos do Ifal discriminados no documento. Também é necessário ter condições de dedicar ao menos 10 horas semanais para o desenvolvimento das atividades do Pibid; não estar recebendo qualquer outro tipo de bolsa (excetuados os auxílios previstos na Política de Assistência Estudantil do Ifal), no momento do início das atividades e não possuir relação de trabalho com o Ifal ou com a escola onde irá desenvolver as atividades do subprojeto.

As inscrições também ocorrem até o dia 22 de outubro, por meio de preenchimento de formulário eletrônico. A seleção será composta de a) Entrevista, a ser realizada por meio do Google Meet entre os dias 24 e 25 de outubro; b) Produção de texto dissertativo-argumentativo; e c) Análise de documentação do/a candidato/a. O resultado final será divulgado no dia 5 de novembro. Confira o edital!