Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal sediará o IV Seminário Nacional com temas ligados à Educação do Campo
conteúdo

Notícias

Ifal sediará o IV Seminário Nacional com temas ligados à Educação do Campo

Evento será realizado em maio de 2026 no campus Marechal Deodoro
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 07/08/2025 16h17, última modificação: 07/08/2025 16h17

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foi escolhido para sediar o IV Seminário Nacional do Ensino Agrícola e Educação do Campo, das Águas e das Florestas, promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em articulação com o Forcampo, durante o Seminário Nacional de Ensino Agrícola e Educação do Campo, que está acontecendo em Barbacena (MG).

A quarta edição do evento está prevista para maio de 2026 e será sediada no Ifal campus Marechal Deodoro. O Seminário Nacional é um espaço estratégico para debater os caminhos e desafios da educação nos territórios do campo, das águas e das florestas, reunindo instituições da Rede Federal, educadores, estudantes, gestores e comunidades tradicionais de todo o Brasil.

Para Gilberto Gouveia, pró-reitor de Extensão do Ifal, sediar o IV Seminário do ForCampo, reafirma o compromisso institucional com uma educação pública, gratuita, de qualidade e conectada com os saberes e fazeres dos territórios.

“Temos vários campi que ofertam cursos nesse eixo e muitas ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a  agricultura familiar. Será uma oportunidade  de reflexão sobre práticas pedagógicas, a troca de experiências e a atualização sobre as demandas e necessidades do setor agrícola, contribuindo para a formação de profissionais mais qualificados e comprometidos com o desenvolvimento sustentável do campo”, destacou.

Para o diretor geral do Ifal campus Batalha, presente no evento de escolha da sede do Seminário Nacional, o encontro será um momento de construção coletiva, trocas de experiências e fortalecimento das políticas públicas para quem vive, resiste e transforma o campo.