Notícias
Ifal se reúne com Uncisal para firmar convênio de estágio em enfermagem
O reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes, ao lado da pró-reitora de Ensino (Proen), Cledilma Costa e do pró-reitor de Extensão (Proex), Gilberto Gouveia, estiveram reunidos com o reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Henrique de Oliveira Costa, para a atualização do convênio que viabiliza, entre outras questões, vagas de estágio entre as duas instituições.
O encontro também contou com a presença do diretor geral do campus Benedito Bentes, Alexandre Bonfim; a diretora do departamento de Estágio e Egressos (DEE), Dilliani Oliveira; Kaline Delgado, coordenadora de estágios e Talita Lucio, coordenadora do curso médio subsequente em Enfermagem, ambas do campus Benedito Bentes. Representando a Uncisal, também participaram George Márcio da Costa e Souza, pró-reitor de Ensino e Graduação, e, Williams Pacífico, coordenador jurídico.
Na pauta estava a renovação do convênio institucional, em especial, de estágios nas área de enfermagem para atender a demanda do curso subsequente de enfermagem do campus Benedito Bentes.
O reitor Carlos Guedes abriu o encontro relembrando os mais de 115 anos de história do Ifal, ofertando cursos técnicos. Para o gestor, o mundo do trabalho tem exigido uma formação cada vez mais técnica e, principalmente, humana. “O Ifal tem orgulho de entregar profissionais com essas qualidades. Mas eles precisam de espaços para as práticas profissionais, para completar a formação, e são esses espaços que queremos na Uncisal”, destacou.
O pró-reitor de Extensão, Gilberto Gouveia, destacou o Observatório do Mundo do Trabalho do Ifal e o Programa Jovem Aprendiz, que são projetos estratégicos para acesso ao mundo do trabalho, por meio do estágio, e que demandam convênios institucionais.
O reitor da Uncisal, Henrique Costa, contextualizou o histórico da Universidade e comentou que a instituição vinha de uma fase difícil econômica e financeira. “Foram tempos de muita escassez. Buscamos melhorar o clima organizacional e entender a origem do problema, isso fez a diferença para que a Uncisal pudesse voltar a demonstrar seu potencial e as soluções que poderíamos dar à saúde em Alagoas”.
Ao reforçar o interesse em renovar o convênio e ampliar a oferta de oportunidades para o curso de enfermagem, o reitor da Uncisal demonstrou preocupação apenas com o acompanhamento das/os estagiárias/os. “Superado o desafio financeiro, hoje a nossa dificuldade está em ter servidoras/es para supervisionar as/os estudantes”.
Para mitigar essa situação, a equipe do campus Benedito Bentes apresentou um plano de trabalho que incluem as/os próprias/os docentes do curso como preceptor/supervisor. De acordo com o diretor do campus, Alexandre Bonfim, o curso subsequente de enfermagem possui docentes que já atuaram como profissionais e compreendem os processos internos, razão pela qual se busca neste momento o estágio supervisionado.
Segundo Talita Lucio, coordenadora do curso médio subsequente em Enfermagem, as turmas são pequenas para que haja um acompanhamento individualizado e os hospitais da Uncisal são um campo rico para as práticas profissionais.
Ao final do encontro, os reitores do Ifal e da Uncisal alinharam as condições de inclusão do estágio em enfermagem e assumiram o compromisso de assinatura do termo de convênio para ser imediata, tão logo o termo seja validado pelo jurídico de ambas as instituições.