Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal se prepara para receber candidatos cotistas ao Mestrado em Tecnologias Ambientais

publicado: 03/07/2017 11h57, última modificação: 04/07/2017 12h09

Na mesma semana em que foi divulgada a lista atualizada de inscrições homologadas e indeferidas da seleção do Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais (veja aqui), o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) iniciou os preparativos para o cumprimento da etapa de avaliação fenotípica dos concorrentes as quatro vagas destinadas às ações afirmativas. O edital segue a política de promoção de ações afirmativas da instituição, que já estabelece cotas para seus cursos nos níveis técnicos integrado e superior e propôs a mesma iniciativa para o seu primeiro mestrado.

As cotas são voltadas para alunas/os negras/os, indígenas e quilombolas, por isso os candidatos passarão por uma verificação fenotípica. Para a realização desta etapa, que será realizada entre os dias 17 e 18 de agosto, a Comissão de Gênero e Raça do Ifal se reuniu com o coordenador geral do Instituto do Negro de Alagoas (INEG/AL), Jeferson Santos, na Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), no último dia 26 de junho. Eles debateram a formatação do trâmite.

"Jeferson comporá a comissão que realizará a verificação fenotípica, na condição de representante do movimento negro, em Alagoas, e participou de nossa reunião, para nos ajudar com o debate acerca da questão das cotas na pós-graduação", comentou a professora Elaine Rapôso, representante do Campus Marechal Deodoro, na mesma comissão.

Elaine lembra que a verificação fenotípica será realizada conforme a orientação da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho no Serviço Público, aplicada aos concursos públicos para servidores efetivos. "Essa questão, no caso da pós-graduação, é bem recente e ainda carece de regulamentação, então, estamos ajudando a construir o processo", pontuou.

Também membro da Comissão Pró-Cotas na Pós-Graduação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Jeferson recordou que em Alagoas apenas outros três editais foram lançados contemplando essa ação afirmativa. "Esse debate existe desde 2010, mas só em 2014 a Ufal realizou a primeira seleção de pós-graduação com previsão de cotas, no Programa de Pós-Graduação em História.", pontuou.

Além de Jeferson e Elaine, a reunião contou com a presença do professor Pablo Fabrício da Conceição, do Campus Piranhas, e da assistente social Jaqueline Lima, do Campus Arapiraca, também integrantes da Comissão Gênero e Raça do Ifal.

registrado em: