Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal se prepara para o Enade das Licenciaturas 2024

Ifal se prepara para o Enade das Licenciaturas 2024

ENADE

Exame foi reformulado para aprimorar o enfoque nos cursos que formam professores. Além das provas teóricas, estágio supervisionado também será avaliado
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 16/08/2024 14h12, última modificação: 16/08/2024 14h12
Ifal se prepara para o Enade das Licenciaturas 2024

Quatro campi além de cursos da modalidade a distância do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) passarão pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024. A avaliação é conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) terá um novo formato, conforme os procedimentos estabelecidos na Portaria nº 611/2024.

As principais mudanças dizem respeito às matrizes de referência e aos objetivos das provas, que passarão a ter maior foco na avaliação das competências docentes que nos conteúdos disciplinares de cada curso. Além de um novo modelo de itens, o exame contará com a avaliação das competências e habilidades práticas docentes desenvolvidas pelos estudantes nos estágios supervisionados obrigatórios.

Ou seja, o Enade passa a ter dois tipos de avaliação, teórica e prática, com um cronograma específico para cada uma delas. Os procedimentos relativos à avaliação prática vão ocorrer em dois períodos: o primeiro, ainda em 2024, e o segundo, em 2025.

De acordo com Henrique Golbery, coordenador de Avaliação e Regulação do Ifal, o Enade é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é realizado anualmente pelo Inep.

“São convocadas/os as/os concluintes, ou seja, quem já cumpriu 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2024 (31/08/2024); ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2025”, destacou o coordenador.

O Enade avalia o rendimento das/os concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

“A inscrição é obrigatória para todos os estudantes de cursos de licenciatura habilitados à avaliação teórica ou à avaliação prática, vinculados às áreas avaliadas”, afirmou Golbery.

Prazos

Os prazos para realizar os primeiros procedimentos operacionais relacionados ao exame, como a verificação de informações no cadastro e-MEC por parte das instituições de ensino são:

• As inscrições para a prova teórica devem ser realizadas até 31 de agosto.

• O prazo de inscrição para o primeiro período da avaliação da prática se inicia em 16 de setembro.

• Avaliação Teórica (AT) - Estudantes concluintes habilitados; - Questionário do Estudante – 02 de setembro a 23 de novembro de 2024;

• Prova teórica - dia 24 de novembro de 2024.

Licenciaturas a serem avaliadas

Diread - Ciências Biológicas - Letras - Português - Pedagogia

Campus Maceió - Ciências Biológicas - Física - Letras - Português - Matemática - Química

Campus Piranhas - Física - Matemática