Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal se prepara para a Etapa Nordeste dos Jogos dos Institutos Federais
conteúdo

Notícias

Ifal se prepara para a Etapa Nordeste dos Jogos dos Institutos Federais

Abertura do evento está marcada para a próxima segunda-feira, 29
publicado: 25/09/2025 16h30, última modificação: 25/09/2025 16h31

Por Lais Marques, estagiária de Jornalismo*

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) organiza os últimos detalhes para seguir viagem rumo às competições da Etapa Nordeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), que acontecem em São Luís, no Maranhão, entre os dias 29 de setembro e 5 de outubro. Representado por 119 atletas de 12 campi (Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Coruripe, Murici, Benedito Bentes, Satuba, Maragogi, Viçosa, Batalha, Piranhas e Santana do Ipanema), o Ifal marcará presença na disputa por medalhas.

De acordo com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), cerca de 1300 atletas, de nove Institutos Federais da região, vão disputar 12 modalidades de esporte: atletismo, basquete, futebol de campo, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia, judô, xadrez, natação, tênis de mesa e badminton. Também haverá a realização do ParaJIF, garantindo a participação de paratletas.

Segundo o professor Sílvio Leonardo, presidente da Comissão de Educação Física do Ifal e integrante da Comissão Organizadora dos Jogos dos Institutos Federais (Cojif), as expectativas de conquistar algumas modalidades são altas, já que a instituição detém títulos como um tricampeonato no futebol de campo, além de ser a atual campeã do Nordeste no handebol masculino. A dupla masculina de vôlei de praia também é considerada uma das melhores no sub-19 do país.

Os estudantes viajarão no domingo (28), acompanhados por servidores, entre eles os professores de Educação Física: Sílvio Leonardo, Elton Barros, Carlson Lamenha, Newton César e Daniel Verçosa, do Campus Maceió; Arlene Duarte e Flávio Anderson, do Campus Murici; Victor Amorim, do Campus Maragogi; Karine Coelho, do Campus Arapiraca; Tâminez Frias, do Campus Piranhas; Renata Fonseca, do Campus Palmeira dos Índios, e Maurício Ricardy, do Campus Benedito Bentes.

O professor Sílvio aponta que a prática de esportes desenvolve a parte cognitiva dos estudantes. Além disso, a participação nesses eventos contribui social e culturalmente para eles. "A participação nesses jogos contribui na formação esportiva, faz com que o atleta tenha interesse em participar das modalidades esportivas, que participe dos treinos, assim desenvolvendo as suas capacidades físicas, motoras, socioafetivas, psicológicas e toda essa parte cognitiva. E durante os jogos, os estudantes têm a condição de interagir com alunos de outros institutos, de outras regiões, além de conhecer toda a parte cultural e de lazer daquela cidade", afirma.

*Sob a supervisão de Elaine Rodrigues, jornalista.