Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal Santana sedia encontro de formação em Ciências Exatas

Ifal Santana sedia encontro de formação em Ciências Exatas

Encontro prepara professores das redes públicas de Santana e Poço das Trincheiras para OBMEP

publicado: 03/08/2017 09h12, última modificação: 03/08/2017 13h25

Melhorar a formação dos professores da área das Ciências Exatas que atuam nas escolas públicas dos municípios de Santana do Ipanema e Poço das Trincheiras: com esse objetivo os professores André Carlos e Alexandre Augusto, do Ifal Santana, e Clarice Alves, das prefeituras dos municípios citados, realizaram no Auditório do Campus Santana, no último dia 01 de agosto, uma capacitação com foco total na Olimpíada Brasileira de Matemática - a OBMEP. O encontro, fruto da parceria do Ifal com as prefeituras, desponta como um importante treinamento, cujo resultado poderá ser sentido nas olimpíadas municipais, além de representar uma elevação na qualidade do ensino da matemática.

A importância da OBMEP já teve reconhecimento internacional, enquanto evento importante nos calendários acadêmicos e relevante ferramenta de política pública. Segundo dados do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), divulgados em 2012, o nível de classificação do Brasil cresceu 17% em relação ao ano 2000.

O evento aconteceu durante os dois turnos. Pela manhã foi apresentado o formato da OBMEP, sua historia e as novas perspectivas, com a exibição de um documentário sobre a olimpíada. Durante a tarde os professores que mediaram o encontro resolveram exercícios e trocaram experiências e saberes com todos os participantes. “Momentos como esse são importantes porque funcionam como multiplicadores de ideias, a fim de que os professores repassem o conhecimento adquirido e de que forma isso pode ser expandido para as series iniciais, melhorando o fluxo de problemas existentes na primeira etapa de formação do aluno”, explica o professor  de Matemática do Campus Santana, André Carlos.

Quem destaca o encontro é o professor de Matemática do Campus, Alexandre Augusto: “É um momento ímpar na região, onde planta-se uma semente germinado de uma cultura olímpico-matemática”, ressaltou o docente. A professora Clarice Alves também aponta o valor de ações como essa: “É um momento que propicia a motivação de professores e estudantes na busca do conhecimento de matemática, desmistificando o ensino da disciplina”, pontuou a docente.

O cenário atual precisa ser destacado. Após disputar o direito de sediar a Olimpíada Internacional de Matemática com mais de 140 países, o Brasil venceu a disputa e entre os dias 12 a 23 de julho a IMO 2017 aconteceu no Rio de Janeiro. A delegação brasileira terminou a competição em na 37ª colocação. Em 2018 o país volta a sediar outro evento internacional na área da Matemática: o “Congresso Internacional de Matemáticos” ocorrerá em agosto, completando o ciclo que está sendo sendo chamado de Biênio da Matemática Brasil. Serão dois anos de ações e eventos nacionais e internacionais, que colocarão a Matemática, a Ciência e a Tecnologia no foco da comunicação, impactando milhares de pessoas. A agenda positiva se destina a um público amplo, desde estudantes, professores, pesquisadores e renomados cientistas até o público em geral. Todos serão convidados a vivenciar experiências enriquecedoras no mundo da Matemática. Apoiado por entidades, pesquisadores, cientistas nacionais e internacionais, este movimento abrirá portas importantes para o crescimento do Brasil e o desenvolvimento humano. O Biênio da Matemática 2017-2018 foi proclamado pelo Congresso Nacional, por meio da Lei Ordinária 13.358 de 07 de novembro de 2016, e conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Ministério da Educação.

registrado em: