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Ifal reúne servidores de todas as unidades para Formação de Lideranças
Em cinco módulos, 414 gestores irão participar do evento realizado no Campus Maceió
Teve início nesta quinta-feira (29), o programa de Formação de Lideranças do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A atividade irá reunir em cinco oportunidades, no Auditório Oscar Sátyro, do Campus Maceió, os ocupantes de cargos de direção e funções gratificadas, além de, coordenadores de curso da instituição para dinâmicas relacionadas à gestão de pessoas.
Neste primeiro dia, os servidores participaram de um diálogo voltado à Inteligência Social ou Colaborativa e ao comportamento dos líderes protagonistas, diante das transformações sociais. À frente da dinâmica, Carla Albuquerque, da empresa de Consultoria Human Desenvolvimento de Pessoas, disse que a formação foi desenvolvida para instrumentalizar às lideranças para o trabalho de gerir pessoas. Segundo a consultora, a ideia é promover a formação lideranças em suas unidades específicas. Para isso, foi feito um tipo de convite para que os participantes refletissem sobre o quão estão sendo assertivos e compreendendo a relevância do seu papel enquanto líderes da instituição.
“Eu já tinha participado de outros eventos aqui no Ifal e colhi informações para tentar personalizar essa formação para as necessidades da instituição, fazê-los se conscientizar de seus papéis de líderes, atuando na gestão pública; para que possam se ferramentar e melhorar os seus resultados a aprimorar as suas entregas. Nos próximos encontros, vamos ter conteúdos mais técnicos, para que eles possam dar condições de ampliar os seus resultados, de uma forma melhor e mais saudável”, explicou a consultora.
O segundo módulo da formação será realizado no dia 21 de outubro e abordará a Comunicação e Estilos de Liderança. Nos outros momentos, até o dia 25 de novembro, também serão pontuados o trabalho em equipe; o feedback e a gestão de conflitos, além da gestão de resultados emocionais e institucionais.
A formação foi planejada pelo Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), que buscou dar um enfoque de desenvolvimento comportamental para as lideranças. Ao todo, 414 servidores que atuam como líderes da instituição estão participando do curso.
“Cada encontro tem um tema específico, sempre seguindo essa lógica, para que eles estejam preparados para atuar com o desenvolvimento de pessoas. É importante o entendimento de que não é a área de Gestão de Pessoas que vai fazer esse trabalho sozinha, mas que cada líder precisa ter habilidades, competências e atitudes para condução de suas equipes.”, comentou a diretora da DGP, Adriana Nogueira.