Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal reúne dados da instituição em novo Portal

Ifal reúne dados da instituição em novo Portal

publicado: 05/01/2017 10h05, última modificação: 06/01/2017 09h44

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) disponibilizou nesta primeira semana do ano, mais uma ferramenta para tornar transparente os dados referentes à instituição. O Plano de Dados Abertos (PDA) do Ifal é o primeiro instituto do país a ser disponibilizado entre os IFs. Ele reúne uma série de documentos normativos, de planejamento e de orientação e encontra-se disponível em uma aba do Portal do Ifal.

O Procurador Educacional Institucional (PEI), Carlos Fabiano da Silva e o analista da Diretoria de Tecnologias da Informação, Marco Antônio Albuquerque, foram responsáveis pela implementação do Plano no Ifal. Eles já colocaram lá números do Acordão do Tribunal de Contas da União (TCU), no entanto, esperam reunir os dados ao longo do tempo e alertar aos diversos públicos do Ifal todas as vezes em que as informações passarem por atualizações.

O Plano foi desenvolvido após dois meses de reuniões. “Houve uma discussão interna com os setores envolvidos e foi aplicado o modelo padrão disponibilizado pela Infraestrutura Nacional de Dados Abertos [Inda]. Um componente fundamental da Inda é o Portal Brasileiro de Dados Abertos, que pode ser acessado no endereço dados.gov.br. Ele tem o objetivo de ser o ponto central para a busca, o acesso e uso dos dados abertos governamentais no Brasil”, detalhou Fabiano.

O documento foi aprovado pelo Conselho Superior do Instituto no dia 12 de dezembro de 2016 e terá vigência no biênio 2017-2018. Ele atende aos dispositivos da Lei de Acesso à Informação – LAI nº 12.527/2011 e o Decreto nº 8.777 de 11 de maio de 2016, que institui a Política de Dados Abertos do Poder Executivo federal e está alinhado ao Sistema de Gestão de Planejamento Estratégico (Geplanes), do Observatório Socioeconômico e Educacional (OSE), do Anuário Estatístico do Ifal.

O Portal de Dados do Ifal pode ser acessado aqui.

registrado em: ,