Notícias
Ifal retoma colação de grau presencial na modalidade EAD
Os municípios de Porto de Pedras, Maceió e Marechal Deodoro ganharam três novas profissionais da área de Ciências Biológicas formadas pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Nesta quinta-feira (30), o reitor da instituição, Carlos Guedes, presidiu a colação de grau de Leiliane Santos de Lima, Maria Cristina de Lima e Claudevânia de Oliveira Neves. Elas são as novas graduadas pelo curso de licenciatura em Ciências Biológicas a distância do Ifal.
A cerimônia ocorreu na Reitoria da instituição e marcou a retomada da colação de grau presencial dos cursos da modalidade de Educação a Distância (EAD), o que também foi comemorado pelas participantes. Pais, mães, maridos, filhos e demais familiares puderam acompanhar esse momento tão especial. Na família de Maria Cristina, ela é a primeira entre os pais e os quatro irmãos a concluir um curso superior. Ela contou que é servidora da área administrativa da rede municipal de ensino de Maceió e a expectativa é continuar estudando para participar de seleções para professora.
“A gente tem alcançado, com essa colação, o nosso principal objetivo estratégico, que é assegurar aos estudantes as condições de acesso, permanência e êxito, com um grande propósito, que é transformar a vida dos estudantes. Então, nós confiamos e apostamos no sucesso de vocês”, afirmou o reitor, parabenizando as novas graduadas.
Claudevânia Neves atua no setor administrativo da rede pública municipal de Marechal Deodoro. “Desenvolvemos habilidades que agora nos destacam como profissionais qualificadas. No entanto, o verdadeiro valor dessa jornada está nas amizades que construímos, nas parcerias que formamos e nas lições que aprendemos além da sala de aula”, ressaltou. Ela estava acompanhada do marido e dos filhos durante a cerimônia. “Que esse seja apenas o começo de uma nova jornada, dias de sucesso, descobertas e contribuições valiosas para o mundo”, completou Claudevânia.
Para Leiliane de Lima, que é professora de Porto de Pedras, a modalidade EAD é a mais difícil para o estudante. “Depende da gente e dos professores que se doam naquele período curto que estão em contato conosco. Da gente, enquanto aluno, de estudar no momento em que puder, nas madrugadas, nas manhãs. E a gente abre mão de alguma coisa para estar ali”, contou, emocionada. A mãe dela também se comoveu ao lembrar das dificuldades que a filha passou. “Foi uma grande conquista, não foi fácil ela chegar até aqui. Essa tarde é muito importante para mim, é um sonho realizado”.
A diretora de Educação a Distância do Ifal, Elisabete Oliveira, compartilhou com as novas graduadas a alegria e o momento de conquista. “Que nós possamos seguir ainda mais adiante, que seja só o início de uma jornada profissional e acadêmica de muito sucesso”, incentivou.
A cerimônia também contou com a participação do pró-reitor de Administração, Heverton Andrade, da pró-reitora da Ensino substituta, Patrícia Borsato, do coordenador de Ensino EAD, Luiz Henrique Lemos, do coordenador-geral da Universidade Aberta do Brasil no Ifal, Antônio Lima.