Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal retoma colação de grau presencial na modalidade EAD

Ifal retoma colação de grau presencial na modalidade EAD

Novas licenciadas em Ciências Biológicas celebram a conquista e as lições aprendidas durante a jornada
por Elaine Rodrigues publicado: 30/11/2023 17h54, última modificação: 30/11/2023 17h57

Os municípios de Porto de Pedras, Maceió e Marechal Deodoro ganharam três novas profissionais da área de Ciências Biológicas formadas pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Nesta quinta-feira (30), o reitor da instituição, Carlos Guedes, presidiu a colação de grau de Leiliane Santos de Lima, Maria Cristina de Lima e Claudevânia de Oliveira Neves. Elas são as novas graduadas pelo curso de licenciatura em Ciências Biológicas a distância do Ifal.

Outorga de grau de Claudevânia NevesA cerimônia ocorreu na Reitoria da instituição e marcou a retomada da colação de grau presencial dos cursos da modalidade de Educação a Distância (EAD), o que também foi comemorado pelas participantes. Pais, mães, maridos, filhos e demais familiares puderam acompanhar esse momento tão especial. Na família de Maria Cristina, ela é a primeira entre os pais e os quatro irmãos a concluir um curso superior. Ela contou que é servidora da área administrativa da rede municipal de ensino de Maceió e a expectativa é continuar estudando para participar de seleções para professora.

Reitor Carlos Guedes parabeniza novas graduadas“A gente tem alcançado, com essa colação, o nosso principal objetivo estratégico, que é assegurar aos estudantes as condições de acesso, permanência e êxito, com um grande propósito, que é transformar a vida dos estudantes. Então, nós confiamos e apostamos no sucesso de vocês”, afirmou o reitor, parabenizando as novas graduadas.

Claudevânia Neves atua no setor administrativo da rede pública municipal de Marechal Deodoro. “Desenvolvemos habilidades que agora nos destacam como Elisabete Duarte incentiva novas graduadas profissionais qualificadas. No entanto, o verdadeiro valor dessa jornada está nas amizades que construímos, nas parcerias que formamos e nas lições que aprendemos além da sala de aula”, ressaltou. Ela estava acompanhada do marido e dos filhos durante a cerimônia. “Que esse seja apenas o começo de uma nova jornada, dias de sucesso, descobertas e contribuições valiosas para o mundo”, completou Claudevânia.

Outorga de grau de Leiliane LimaPara Leiliane de Lima, que é professora de Porto de Pedras, a modalidade EAD é a mais difícil para o estudante. “Depende da gente e dos professores que se doam naquele período curto que estão em contato conosco. Da gente, enquanto aluno, de estudar no momento em que puder, nas madrugadas, nas manhãs. E a gente abre mão de alguma coisa para estar ali”, contou, emocionada. A mãe dela também se comoveu ao lembrar das dificuldades que a filha passou. “Foi uma grande conquista, não foi fácil ela chegar até aqui. Essa tarde é muito importante para mim, é um sonho realizado”.

Outorga de grau de Maria Cristina LimaA diretora de Educação a Distância do Ifal, Elisabete Oliveira, compartilhou com as novas graduadas a alegria e o momento de conquista. “Que nós possamos seguir ainda mais adiante, que seja só o início de uma jornada profissional e acadêmica de muito sucesso”, incentivou.

A cerimônia também contou com a participação do pró-reitor de Administração, Heverton Andrade, da pró-reitora da Ensino substituta, Patrícia Borsato, do coordenador de Ensino EAD, Luiz Henrique Lemos, do coordenador-geral da Universidade Aberta do Brasil no Ifal, Antônio Lima.