Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal é representado no Congresso Mundial dos Colleges e Politécnicos na Austrália

publicado: 09/10/2018 11h14, última modificação: 11/10/2018 14h14
Exibir carrossel de imagens Comitiva brasileira no Congresso Mundial de Colleges e Politécnicos na Austrália

O Ifal está representado desde domingo (7) no Congresso Mundial dos Colleges e Politécnicos que ocorre na cidade de Melbourne, na Austrália. A institutição federal de ensino compõe uma missão do Conif (Conselho Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais Científica e Tecnológica de Educação) e tem como representantes no país da Oceania, o reitor Sérgio Teixeira e a coordenadora de Relações Internacionais, Carla Vieira Andrade.A programação do evento é composta de palestra, exposições, seminário e discussões em plenária sobre a educação profissional e tecnológica no mundo.

A palestra inicial foi do professor canadense Stephen Murgatroyd cujo tema abordado - O Futuro não é uma Linha Reta ao Passado: Desafio, Mudança e o futuro da da Aprendizagem atraiu a atenção dos participantes do evento. Outro momento importante foi a exposição de Dirk Van Damme. Ele proferiu palestra sobre trabalho e inteligência artificial e afirmou que os computadores já podem superar 86% dos seres humanos em tarefas de alfabetização e numeracia (capacidade de raciocinar e aplicar conceitos numéricos simples).

Entre as atividades realizadas e que contam, inclusive com participação dos alunos da rede federal de educação está a realização do acampamento de jovens líderes. O Acampamento dos Jovens Líderes do Congresso de 2018 da Federação Mundial de Faculdades e Politécnicos é um retiro residencial para jovens líderes identificados das faculdades membros da federação e todas as outras nações interessadas. O acampamento teve início no meio-dia de domingo, 7 de outubro, e termina às 13 horas na quinta-feira, 11 de outubro (quinta-feira). O acampamento inclui treinamento e desenvolvimento de liderança credenciados que podem ser apresentados a futuros empregadores como evidência de uma perspectiva global. Os jovens líderes também ouvem os principais oradores do Congresso da WFCP e debatem as questões centrais para os jovens bem-sucedidos na vida, independentemente de suas circunstâncias. O WFCP endossou jovens líderes que apresentarão suas descobertas e prioridades de ação para o público mais amplo do Congresso.

Outra palestra interessante para os presentes, foi do professor Qiuming Chen sobre os desafios apresentados ao ensino e formação profissional como resultado da inteligência artificial.

No evento é realizada ainda premiações para experiências exitosas e para pesquisas que contribuam para o mundo do trabalho. A atividade é considerada o Oscar da educação profissional

A Federação é uma rede internacional que reúne representantes de instituições profissionais e associações nacionais e regionais para o compartilhamento de estratégias de educação de ponta para ampliar a empregabilidade da força de trabalho em países de todo o mundo. Como instituição-membro, o Conif é representado pelo reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciani, atual diretor Administrativo do Conselho. Um congresso mundial é realizado pela Federação a cada dois anos para promover o intercâmbio de conhecimento, o fortalecimento de parcerias e incentivar proposições de alternativas aos desafios comuns relacionados à educação profissional e tecnológica.

registrado em: , ,