Notícias
Ifal reintegra mais dois servidores demitidos em 1991
No dia 18 de setembro de 2015, o Instituto Federal de Alagoas reaglutinou no serviço público federal cinco servidores da extinta RFFSA (Rede Ferroviária Federal) demitidos, em 1991, pelo governo do presidente Fernando Collor de Mello que extinguiu a estatal responsável pela malha de transporte ferroviário de todo o país. José Zildo Vilela Pereira, Célio da Silva Nascimento, Antônio Soares de Lima, Francisco Henrique dos Santos, Domingos Antônio da Silva e Carlizon Santos não conseguiam, na ocasião, esconder a emoção de voltar ao serviço público federal depois de 26 anos de inatividade forçada. (leia matéria)
Na manhã desta terça-feira (17), foi a vez de Misael Andrade e Glácio José Tavares dos Santos também serem inseridos no quadro funcional do Ifal. O primeiro será lotado no Campus Arapiraca e Glácio Tavares no Campus Murici.
“Foram 30 anos de muita angústia e expectativa”, disse Glácio Tavares, morador de União dos Palmares que, durante o ato de assinatura de reintegração, demonstrava pressa em reassumir o posto de atividade no Campus Murici.
A solenidade ocorreu no Gabinete da Reitoria e foi presidida pelo reitor em exercício, Zoroastro Neto. Entre os dirigentes da instituição federal de ensino, participaram ainda da solenidade a pró-reitora de Ensino em exercício, Cledilma Costa, e o diretor de Gestão de Pessoas, Wagner Fonseca.
Para o diretor da DGP, Wagner Fonseca, o retorno dos servidores às atividades no serviço público representa uma marca histórica diante de todas as dificuldades que eles enfrentaram durante o período de afastamento. A pró-reitora interina ressaltou que não tem dúvidas da importância das atividades desempenhadas pelos reintegrados para o Ifal.
O reitor em exercício, Zoroastro Neto, destacou a colaboração do reitor Sérgio Teixeira no processo de reintegração dos ex-funcionários da RFFSA e deu boas-vindas aos novos servidores em nome da gestão do Ifal.