Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal recredencia cursos de licenciatura no Pibid e garante bolsas de Iniciação à Docência
conteúdo

Notícias

Ifal recredencia cursos de licenciatura no Pibid e garante bolsas de Iniciação à Docência

PIBID

A instituição ocupa a 84ª posição num ranking de 293 IES selecionadas
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 01/10/2024 13h59, última modificação: 01/10/2024 13h59

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) comemora o recredenciamento aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cujo resultado final das submissões foi publicado na última sexta-feira (27). Esse resultado inclui o Ifal entre as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras que farão oferta de bolsas ligadas ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com base no Edital n. 10/2024/CAPES. A instituição ocupa a 84ª posição num ranking de 293 IES selecionadas. Com esta posição, a oferta de bolsas está garantida.

As bolsas Pibid atenderão aos cursos de Letras-Português (modalidades presencial e a distância), Biologia (modalidades presencial e a distância), Matemática, Física, Química, além da primeira participação do Curso de Pedagogia, ofertado na modalidade a distância.

Nesse sentido, haverá a composição de subprojetos disciplinares e interdisciplinares, formando os Núcleos de Iniciação à Docência (NID) em cada campus ou polo EaD, em conformidade com o Projeto Institucional selecionado pela CAPES.

Para o reitor Carlos Guedes, a posição de destaque do Ifal  evidencia o compromisso institucional com a formação inicial e continuada de professores/as e a competência técnica da equipe do Ifal ao apresentar um projeto consistente. “Essa capilaridade de atuação, não somente de cursos técnicos, mas também de cursos superiores e na pós-graduação, reafirma o papel social do Ifal em Alagoas e, mais especificamente, a importância da adesão a políticas públicas consistentes, como é o caso do Pibid”.

De acordo com Cledilma Costa, pró-reitora de Ensino, o Pibid assume, no âmbito do Ifal, mais uma vez, um lugar de protagonismo frente à formação inicial e continuada de professores/as. “A adesão institucional, e a consequente seleção, em mais uma edição, representa o crescimento exponencial para o qual temos empreendido ações sólidas nas concepções teórico-conceituais e metodológicas de nossos cursos, possibilitando, assim, uma profissionalização mais consistente aos/às nossos/as estudantes de licenciatura”. 

Trajetória do Ifal no Pibid

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)  possibilita a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, estimulando práticas inovadoras voltadas a escolas públicas entre estudantes de cursos de licenciatura e professores/as da Educação Básica.

Desde 2011, quando se deu a sua primeira oferta, o Ifal, gradativamente, vem aumentando a sua quantidade de bolsas, tendo, nas duas últimas edições, a de 2020 e a de 2022, a sua atuação integrada junto ao Programa Residência Pedagógica (PRP). Com a primeira oferta do Curso de Pedagogia, em 2023, esse Curso, que é ofertado na modalidade a distância, também ganha o seu lugar de destaque ao propor um subprojeto ligado à Alfabetização.

Na edição atual de 2024-2026, o PIBID volta a contemplar, semelhantemente às edições anteriores a 2020, estudantes de todos os períodos de cursos de licenciatura ofertados nas IES brasileiras.

Para o coordenador institucional do Pibid, Ricardo Cavalcanti, o projeto institucional desta edição é o resultado de um esforço coletivo entre a coordenação de gestão e os/as coordenadores/as de área, que foram previamente selecionados/as para proporem os subprojetos institucionais selecionados, e que, cabe destacar, são docentes da Educação Básica no Ifal. “Estamos muito entusiasmados com essa nova edição do Pibid e, por meio de mais um edital, o Ifal se reafirma em seu lugar de integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão na formação de professores/as", comemora. 

Com o Pibid ofertado para todos os períodos do curso de licenciatura, ao longo de 22 meses de formação, há a possibilidade de proporcionar vivências mais significativas, que se somarão às práticas docentes de nossos/as licenciandos/as. O ciclo deve ser iniciado no fim de outubro e a sua finalização está prevista para setembro de 2026.