Notícias
Ifal reconhece equipe de docentes do Mestrado em Tecnologias Ambientais
Por Adriana Thiara de Oliveira e Elaine Rodrigues
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizou, nesta sexta-feira (29), um ato de reconhecimento aos docentes do Mestrado em Tecnologias Ambientais (PPGTec), vinculado ao Campus Marechal Deodoro. Na ocasião, 15 professores foram homenageados, sendo 13 servidores do Ifal e dois voluntários.
A equipe do PPGTec recebeu uma portaria que registra a contribuição e a produção do grupo para a qualificação profissional em Alagoas. O reitor do Ifal, Carlos Guedes, destacou que o reconhecimento é oportuno, pois o corpo docente alcançou resultados de grande impacto e relevância. "O grupo docente conquistou um financiamento de mais de R$ 11 milhões no edital da Finep [Financiadora de Estudos e Projetos], além de manter uma produção científica e tecnológica aliada a muita dedicação e empenho", ressaltou.
Para o diretor do campus, Eder Souza, o programa tem impulsionado o desenvolvimento ambiental local, especialmente por ser o primeiro do Ifal a contar com verticalização completa na área. "Na área ambiental, ofertamos desde o curso técnico em Meio Ambiente, passando pela graduação em Gestão Ambiental, especialização e o PPGTec", afirmou o diretor.
Eunice Palmeira, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, afirmou que este é um momento de celebração para o primeiro programa de mestrado do Ifal. "É um momento de colheita, onde a gente está colhendo os frutos de tudo que foi semeado desde o início desse sonho, em 2017. Temos muitos resultados: quase 100 defesas de dissertações, mais de 130 artigos publicados, além do edital da Finep, que representa todo esse trabalho em equipe", comemorou. A pró-reitora ainda acrescentou que o programa possui uma equipe com muita competência acadêmica. "É preciso ter um currículo robusto, um currículo com muitas publicações para ter competitividade e concorrer com a experiência das universidades".
O coordenador do PPGTec, Joab Gomes, expressou o orgulho e o prazer de fazer parte de uma equipe tão dedicada. "Não é nem satisfação, é prazer. A gente tem prazer de estar aqui. A gente vibra em atender aos colegas, de poder alavancar o nome da instituição, do Ifal. E hoje eu me sinto muito orgulhoso por fazer parte dessa equipe, que envolve o público docente e também a secretaria", disse. A professora Sheila Marques, por sua vez, destacou que o programa trouxe um novo ânimo para a carreira dela como servidora. "São muitas parcerias e aprendizado. O PPGTec me deu um ânimo como servidora", concluiu.
Saiba mais sobre o mestrado em Tecnologias Ambientais do Ifal aqui!
