Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal recepciona em aula inaugural os primeiros alunos do curso de Engenharia Civil

publicado: 02/08/2016 11h49, última modificação: 02/08/2016 13h58
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Vinicius Santos e Edênio Teixeira desistiram de outros cursos ao saber da criação do curso de Engenharia Civil no Campus Maceió

A primeira aula inaugural do curso de bacharelado em Engenharia Civil do Campus Maceió do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) ocorreu na tarde de segunda-feira (1º) no auditório do curso de Edificações da unidade de ensino da capital. A solenidade reuniu os novos alunos, professores, dirigentes do Ifal e representantes da categoria profissional. Contudo, relatos dos estudantes que optaram por uma das 40 vagas do curso, em busca de um futuro promissor, atestam dados que apresentam a engenharia civil como uma das profissões com as maiores taxas de ocupação no país, segundo índices do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgados em junho deste ano. É a quarta categoria mais bem paga do Brasil, depois de Medicina, Setor Militar e de Defesa, Serviços de Transportes e Engenharia Química e a terceira em empregabilidade, depois de Medicina e Odontologia. Foi com base neste diagnóstico que os alunos Rodrigo Santos, 21, Edênio Santos Teixeira, 21 e Vinicius Santos, 19 anos, não pensaram duas vezes em largar seus cursos em outras instituições para fazerem a opção no Sisu para o Campus Maceió do Ifal, assim que souberam da abertura do novo curso superior.

- Para mim, as perspectivas são muito boas porque era um desejo meu fazer esse curso, declarou Rodrigo Santos que largou o curso de Química na Universidade Federal de Alagoas, além do curso de Engenharia de Produção em uma instituição particular e foi seguido pelo colega Edênio Teixeira que também desistiu de Química.

Com Vinicius Santos ocorreu um ‘lance de sorte’, segundo ele. “Passei em  Engenharia Civil na Ufal, mas perdi o prazo de matrícula. Vibrei quando surgiu a oportunidade no Ifal”, ressaltou.

Solenidade

Esse é o segundo curso nesta área aberto pelo Ifal. O pioneiro é o do Campus Palmeira dos Índios que funciona desde 2013. No Campus Maceió, as discussões em torno da implantação  de Engenharia Civil tiveram início em 2014 e se concretizaram com a instalação da aula inaugural, presidida pelo reitor Sérgio Teixeira que, durante  discurso, deu parabéns a toda a equipe de professores e à Direção-Geral do Campus pela realização de mais um sonho. “Evidente que  o trabalho da gestão é feito de forma conjunta, mas minha parcela de contribuição é muito pequena diante do compromisso tão grandioso assumido pela diretora-geral Jeane Melo, pela Direção de Ensino e pelo grupo de docentes  do curso”, declarou o reitor que durante pronunciamento citou outros avanços obtidos pelo instituto.

Na solenidade, a diretora-geral Jeane Melo fez uma retrospectiva do projeto de criação do curso e agradeceu aqueles que contribuíram para, o que ela considera, mais um passo positivo do Campus Maceió. O coordenador do curso, professor Manoel Martins enfatizou que a engenharia civil  na unidade “tem tudo para dar certo” e ressaltou que o próximo passo será a adaptação das instalações.

No ato,  compuseram a mesa solene, o reitor Sérgio Teixeira, o pró-reitor de Ensino, Luiz Henrique Lemos, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Carlos Guedes, o pró-reitor de Administração Wellington Spencer, a diretora-geral, Jeane Melo, a diretora de  Ensino, Gisele Loures, a chefe do Departamento de Graduação da Reitoria do Ifal, Cledilma Costa, a diretoria de Apoio Acadêmico, Betânia Vilar, a diretora de Administração, Madalena Marques, e o coordenador do curso, Manoel Martins.

O pró-reitor de Ensino, Luiz Henrique fez uma exposição sobre o Ifal para os novos alunos e o evento foi finalizado com uma palestra do presidente do Crea-AL (Conselho de Engenharia e Agronomia de  Alagoas ), Fernando Dacal, sobre a profissão de engenheiro civil em Alagoas.

registrado em: