Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal recebe visita do coordenador de Ações Regionais do CTI Renato Archer

Ifal recebe visita do coordenador de Ações Regionais do CTI Renato Archer

publicado: 01/12/2018 10h15, última modificação: 03/12/2018 11h42

A convite da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Prppi) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), na última quinta-feira, 29, a instituição recebeu a visita do coordenador de Ações Regionais do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, o professor Aristides Pavani.

O objetivo da visita foi apresentar o Ifal ao coordenador para, juntos, trazer um CTI para Alagoas e firmar convênio entre as instituições Ifal, Secti (Secretária de estado de Ciência e Tecnologia) e Ufal (Universidade Federal de Alagoas).

Situado em Campinas (SP), desde 1982, o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Atualmente, existe CTI em  Londrina e Fortaleza. Sua área de atuação é na pesquisa e no desenvolvimento em tecnologia da informação com intensa interação com o setor acadêmico, por meio de diversas parcerias, e com o setor industrial, por meio de vários projetos de cooperação com empresas, seus principais focos de atuação, tais como: microeletrônica, componentes eletrônicos, sistemas, mostradores de informação, software, aplicações de TI, robótica, visão computacional, tecnologias de impressão 3D para indústria e medicina, e softwares de suporte à decisão.

Pavani visitou os Campi Maceió e Marechal Deodoro, e percebeu a relevância das ações que o Ifal desenvolve na área da pesquisa, da pós-graduação e da inovação, e o diálogo que há com o ensino e a extensão. “É importante destacar, após a apresentação e acolhida da Pró-reitoria, que o Instituto está no caminho certo ao contemplar no seu PDI objetivos estratégicos em que as áreas da pesquisa, do ensino e da extensão dialogam e se entrelaçam. Vamos ao segundo passo: fazer o convênio”, afirmou o coordenador.

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2014-2018) do Ifal dispõe do objetivo estratégico de integrar as ações de ensino, pesquisa e extensão como ato educativo e pedagógico, garantindo a indissociabilidade de práticas integradas e a relacionamento entre a instituição e a sociedade.

Outro aspecto positivo destacado por Pavani, os projetos de pesquisa interdisciplinares entre cursos de nível técnico integrado ao médio e os superiores da instituição. “O Ifal está caminhando para se tornar um parque de pesquisa ao incentivar a produção científica e a inovação tecnológica. É visível a qualidade dos projetos e das ações com consequência direta à formação discente e de aplicabilidade”, afirmou.

Para Eunice Palmeira, pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e inovação do Ifal, o convênio com o CTI Renato Archer trará um diferencial para o Ifal e para Rede Federal, “seremos pioneiros nessa sistematização de convênios para pesquisas em um conjunto de tecnologias, gerando conhecimentos para melhoria da qualidade de vida das pessoas, além de agregar informações para novas ideias com potenciais de aplicação (produtos e/ou serviços)”.

Acompanharam a visita: Sheyla Coelho (pela Prppi), Demetrius Morilla (pelo Campus Maceió), Eder Souza e Stoécio Malta (pelo Campus Marechal Deodoro) e Leonardo Vieira (representando a Ufal).

Sobre o CTI Renato Archer, acesse AQUI.

registrado em: , ,