Notícias
Ifal recebe visita de equipe do MEC e Embrapii
Entre os dias 27 e 30 de janeiro, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) recebe representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). A visita contempla duas frentes simultâneas: a conclusão da capacitação para a implementação da Unidade Embrapii e o processo de credenciamento institucional.
Alvaro Abackerli, representante da Embrapii, é o consultor que está conduzindo a etapa de capacitação e possibilitando orientações que favoreçam a elaboração do Diagnóstico da Maturidade Operacional. "O trabalho é baseado na situação atual da instituição para que ela possa ter um diagnóstico que possibilite a implantação, cuja etapa será na quinta-feira (30). Eu uso uma lente calibrada pela Emprapii e vou mostrar para vocês uma síntese da percepção geral, sugestões do que fazer e ajustar o que precisa ser ajustado", comentou Álvaro.
O reitor do Ifal, Carlos Guedes, agradeceu ao MEC, à Setec e à Emprapii por estimular o fomento de pesquisa de ponta e fazer uma capacitação para dar melhores condições de participação. "Desejamos implantar e manter ativa a unidade Emprapii, que é uma estratégia de desenvolvimento do país".
Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira, esta etapa de capacitação é "como um sonho". "A gente já pensava em implantar ambientes inovadores, entretanto, precisávamos nos estruturar, desde os regulamentos internos até a parceria com as empresas. Espero que consigamos realizar esse sonho", declarou Eunice, que agradeceu a toda equipe docente, técnica e sistêmica que vem apoiando as ações institucionais para implantação da unidade.
Agenda da semana
As visitas têm como objetivo a implantação de uma Unidade Embrapii no Ifal, que, caso aprovada, será denominada Unidade Embrapii Ifal, na área de Tecnologias Ambientais. Uma vez credenciada, a Embrapii destinará recursos superiores a R$ 3 milhões para a unidade.
Para atender a essa demanda e garantir a melhor apresentação da proposta durante a visita in loco, algumas ações foram necessárias, especialmente relacionadas à adequação da infraestrutura do Laboratório 2 (Análise Instrumental) e do Laboratório 5 (Laboratório do Grupo de Pesquisa de Síntese, Análises Químicas e Caracterização de Materiais – GSAQCM). Esses laboratórios, conforme a Portaria nº 0394/Ifal, de 14 de fevereiro de 2025, integram os Laboratórios Multiusuários de Pesquisa na área de Tecnologias Ambientais (LMTA).
Os campi Maceió e Marechal Deodoro, além da Reitoria, são os espaços físicos que devem receber as visitas que avaliarão a infraestrutura para implantação.
