Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal recebe sete novos docentes para atuar em diversos campi

Ifal recebe sete novos docentes para atuar em diversos campi

publicado: 21/01/2019 10h45, última modificação: 21/01/2019 10h45

O reitor em exercício, Carlos Guedes, empossou sete novos docentes para o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), nesta sexta-feira, 18, na reitoria. Os servidores deverão iniciar suas atividades ainda essa semana, nos campi Arapiraca, Batalha, Maragogi, Piranhas e Penedo.

Na primeira solenidade de posse do ano, os nomeados eram representantes de diversos estados da região Nordeste, eles vinham de Pernambuco, Sergipe, Bahia e Paraíba. Apenas um era de Alagoas, Jailson Costa. Nascido em São José da Tapera, ele voltará a atuar no sertão do Estado, no Campus Piranhas, onde ocupará a vaga de Formação de Professores.

Jailson traz para o Ifal a experiência de 20 anos atuando no magistério, entre eles, dois como professor substituto da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Segundo a pró-reitora de Ensino em exercício, Margareth Nunes, sua capacidade profissional já era visada pelo Instituto. “O Jailson é uma grande aquisição. Víamos a sua atuação na formação de professores da Ufal e, como pedagoga, percebíamos sua qualidade. Eu sou funcionária do período em que o Ifal ainda se chamava Etfal [Escola Técnica Federal de Alagoas] e ao longo de 25 anos percebo o quanto nosso Instituto vem crescendo. Mas são nesses momentos, em que recebemos novos profissionais, que reforçamos o nosso papel social”, pontuou Margareth.Ao lado das pró-reitoras em exercício, Natália Silveira e Margareth Nunes, Wagner Fonseca lembra que atualmente o Ifal tem 1884 servidores, entre professores e técnicos..JPG

Ao lado de Jailson, estavam John Willian Machado, docente de Matemática que irá atuar no Campus Batalha; José Romero de Souza, novo professor de Educação Física, do Campus Maragogi; Simonise Figueiredo, que atuará na área de Engenharia Química, em Penedo; Joannes Emmanuel Dantas, concursado para atuar como docente de Administração, na Unidade Viçosa, além de Marcelo Diniz, servidor que já exercia o cargo de contador do Campus Maragogi desde 2013 e que agora será professor de Logística do Campus Arapiraca.

A docência não será algo inédito na vida do Marcelo. No Campus Maragogi, ele atuou entre 2013 e 2015, como professor do curso de Logística, do Pronatec. O servidor lembrou que entrou na carreira docente de vez em seu segundo concurso, realizado em 2016. “É muito gratificante mudar de função numa instituição como o Ifal. A gente sabe da valorização que a carreira dos técnicos tem, mas atuar na atividade fim, com a promoção da qualidade de vida do aluno e dando retorno para a sociedade com o ensino, pesquisa e extensão, é inestimável”, pontuou.Carlos Guedes sensibilizou novos servidores para o papel social que o Ifal tem, na transformação de vida das pessoas.JPG

Presente à posse, o diretor de Gestão de Pessoas, Wagner Fonseca, lembrou que esse primeiro ato do ano dará início a uma série de nomeações que fará com que o número de servidores do Ifal ultrapasse os 2 mil ainda este ano. “A posse dos servidores é um dos momentos mais importantes da instituição, porque ela oficializa o encontro do trabalho da gestão, no processo de contratação, com as histórias de vida das pessoas, que se empenharam para estar aqui”.

Depois de apresentar a história do Ifal, em suas diferentes fases e nomenclaturas adotadas desde 1909, Guedes acrescentou que hoje a instituição faz parte de uma rede que possui 668 unidades espalhadas por todo o país. “É necessário acreditar verdadeiramente na instituição pública de ensino, por isso minha filha, aqui presente, também foi aluna do Campus Palmeira dos Índios. Contamos com uma ótima estrutura para receber os servidores e alunos. Ainda temos prédios para serem construídos, mas não podemos deixar de comemorar os avanços”, pontuou.

registrado em: