Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal recebe representantes da Receita Federal para diálogo sobre parcerias institucionais

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 28/07/2023 16h13, última modificação: 31/07/2023 13h32

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) recebeu, na manhã da última quarta-feira (26/07), representantes da Receita Federal para um diálogo sobre eventuais parcerias entre as instituições. Na ocasião, o reitor do Ifal, professor Carlos Guedes, recebeu os servidores da Receita em conversa realizada no Campus Maceió, que contou com a participação do diretor-geral Givaldo Oliveira, dos pró-reitores Edilma Costa (Ensino), Eunice Palmeira (Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação) e Heverton Andrade (Administração), além do chefe do Departamento de Ensino Superior do campus, Alexandre Fleming.

Durante a reunião, foi discutida a possibilidade de cessão de veículos, equipamentos de informática, mobiliário, entre outros, que fazem parte do patrimônio da Receita e que não estão sendo mais utilizados, ou que foram apreendidos pelo órgão e que poderiam ser repassados ao Ifal. O auditor fiscal Eduardo Bandeira, chefe da área de Logística da Receita Federal em Alagoas, destacou diversas perspectivas de formação de colaboração entre as instituições.

“Temos muito interesse em possíveis parcerias com o Ifal, uma instituição que cumpre um papel social muito importante em Alagoas”, ressaltou o auditor, que é egresso do Ifal.

Entre as entregas que poderiam ser realizadas no curto prazo, o Eduardo Bandeira apresentou a possibilidade de doação da estrutura de um caminhão que está sob a responsabilidade da Receita, que poderia ser utilizado como laboratório para aulas de cursos técnicos, reaproveitamento de peças, entre outras funcionalidades. o recebimento dessa estrutura ficou de ser analisada pelo Campus Maceió, junto aos cursos de áreas como Mecânica.

O reitor Carlos Guedes ressaltou a importância de construção de um termo de cooperação técnica entre o Ifal e a Receita Federal, no qual diversas possibilidades de parceria poderiam ser formatadas no futuro. Entre as prioridades do Instituto, o recebimento de veículos para os campi e equipamentos de informática foram apontados pelo reitor durante o encontro.

“Essa cooperação com a Receita Federal pode fortalecer muito nossa missão institucional e impulsionar as entregas que as duas instituições fazem à sociedade”, pontuou Carlos Guedes.

Em relação ao termo de cooperação técnica e a uma parceria mais robusta com o Ifal, os representantes da Receita Federal ficaram de dialogar com Reinaldo Carlos Alves de Almeida, delegado titular do órgão em Maceió, a fim de analisar os possíveis formatos de colaboração.

Pelo Ifal, também estiveram presentes a pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa; a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Cledilma Costa; o pró-reitor de Administração, Heverton Andrade; e o chefe do Departamento de Ensino Superior do Campus Maceió, Alexandre Fleming. Os servidores da Receita Federal Eraldo André (motorista oficial) e Mariangela Panaro (gestora do setor administrativo) também estiveram na reunião.