Notícias
Ifal recebe projeto de Química e mesa sobre laicidade na Bienal do Livro
O estande do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) na 11ª Bienal Internacional do Livro recebeu, nesta sexta-feira (07), o projeto “Transformando Cozinha em Sabão”, do Campus Penedo, e a mesa de redonda “Desafios do Fazer Docente: a laicidade do estado e o combate aos fundamentalismos” com os professores Hugo Brandão e Flávio Veiga.
Transformando cozinha em sabão
Os estudantes da unidade de Penedo tiveram a oportunidade de promover o conhecimento sobre a conscientização ambiental e a prática da sustentabilidade no dia a dia, através da produção de sabão na oficina. A professora de Química Elisângela Costa relatou que o projeto nasceu em 2023 e que tem como objetivo a sustentabilidade, reutilizando óleo de cozinha usado na fabricação de sabão por meio de oficinas.
“Então, é algo super sustentável que a gente pode utilizar no nosso dia a dia. É assim que a gente populariza a ciência, através da conscientização de que não se pode descartar o óleo que causa tantos problemas ambientais”, afirmou a docente.
Mesa redonda sobre a laicidade nas escolas
A programação ainda contou com a mesa-redonda “Desafios do Fazer Docente: a laicidade do estado e o combate aos fundamentalismos”, com os palestrantes e docentes do Ifal Hugo Brandão e Flávio Veiga, e os convidados, professores Francisco de Assis e Yvisson Gomes.
Na ocasião, foram discutidos a religiosidade dentro das escolas, o proselitismo nos colégios públicos e nos institutos federais, além do compromisso com a diversidade e o respeito às diferentes crenças religiosas em sala de aula.
*sob a supervisão de Adriana Thiara Oliveira
