Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal recebe docentes para atuar em cinco campi

Ifal recebe docentes para atuar em cinco campi

publicado: 04/08/2017 12h57, última modificação: 05/08/2017 17h31

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) recebeu novos servidores nesta sexta-feira, 4. A cerimônia de posse, presidida pelo reitor Sérgio Teixeira, no Gabinete da Reitoria, contou com oito aprovados em concursos públicos, para exercer o cargo de docentes nos campi Maceió, Viçosa, Penedo, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema.

Eles foram recebidos por gestores do Instituto, que enfatizaram o quanto o trabalho destes professores são responsáveis pela transformação da realidade nos municípios alagoanos. Altemir Secco, o pró-reitor de Extensão, foi o primeiro deles.

“Vocês tomam posse em diversos campi, mas a realidade é a mesma: um cenário em que a educação pública apresenta inúmeras deficiências. Há um abismo entre as universidades de onde vocês saíram e o nível dos estudantes que vocês irão lidar, mas a missão é fazê-los aprender. Nós gastamos muito dinheiro com pesquisa, extensão e auxílios para alunos com carências, mas a nossa evasão ainda é grande e vocês são os grandes responsáveis para que isso seja alterado”, pontuou Secco.

Um dos empossados, José Carlos da Costa, disse que há algum tempo já lida com as dificuldades semelhantes. “Até ontem, eu era professor efetivo do Estado e sei da carência que existe em sala de aula. Lá, sabendo que muitas vezes os alunos chegavam atrasados e tinham necessidade de saírem mais cedo, tive que elaborar todo um planejamento para lidar com esse tipo de dificuldade”, pontuou o empossado, que irá lecionar Física, no Campus Santana do Ipanema , mesmo campus onde atuará Regina Cely Benicio, nova docente de Zootecnia.

Palmeira dos Índios é outro campus que está recebendo dois docentes: Majores Tenório e Magda Correia irão lecionar as disciplinas de Geotecnia e Segurança do Trabalho, respectivamente. Ambas são engenheiras de formação, a primeira, é ex-aluna da antiga escola Agrotécnica de Satuba, hoje Campus do Ifal, e se graduou em Engenharia Química, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal); a segunda tem graduação em Engenharia Civil, na mesma instituição, e foi lá que iniciou sua carreira docente, como professora substituta, desde então vinha exercendo a docência em faculdades particulares.

“Eu venho de uma realidade diferente, nas escolas particulares, parte dos alunos querem apenas a nota. No ensino público, a boa formação é responsável por toda uma transformação de suas vidas”, colocou Majores.

A palavra transformação também fez parte do vocabulário do pró-reitor de Ensino, Luiz Henrique Lemos e do reitor. Para eles, o trabalho docente é responsável por mudanças significativas na realidade do povo alagoano. “Eu dediquei a minha vida à educação. Eu acredito muito naquilo que faço, porque isso é o que transforma a vida das pessoas. A nossa missão não é só de dar aula, mas é uma formação integral e de contato com o que ocorre lá fora, e por isso a gente muda a realidade local. No futuro, a história irá nos falar sobre as mudanças que ocorreram nos municípios e regiões onde o Ifal chegou”, pontuou Sérgio Teixeira.

Também presente à solenidade, o diretor de Gestão de Pessoas (DGP), Wagner Fonseca, lembrou que a posse acontece num cenário adverso. “Dar posse a novos servidores é um dos melhores momentos da gestão, porque coroa os meses de trabalho burocrático e ainda mais em um momento de desemprego. Ao empossar vocês, estamos indo na contramão do cenário atual”, pontuou o gestor.

Luiz Henrique o completou: “Estamos em uma situação de crise econômica, política, ética e moral, que só podem ser superadas com a  educação. Através da visualização do que podemos realizar na vida das pessoas é que percebemos que podemos dar alguma contribuição da nossa vida para a sociedade”, pontuou o pró-reitor de Ensino.

Mais de 170 nomeações

Os quatro servidores empossados que completaram a lista do dia foram Elton Oliveira, como professor de Administração do Campus Viçosa; Andressa Nunes, como docente de Física, em Penedo; Siquele Carvalho, que lecionará na Formação de Professores e ,Daniel de Jesus, na disciplina de Contabilidade, estes dois últimos no Campus Maceió. Todos eles manifestaram compreender o compromisso que assumiram. “Sou de Feira de Santana, mestre em Contabilidade. Eu sai de uma área técnica e há 10 anos estou na formação de pessoas e toda vez que falo disso, lembro o quão importante é para a minha área, pois ela pode despertar os cidadãos para a contabilidade”, explicou o empossado.

Neste ano já foram mais de 170 nomeações, mas serão cerca de 300 professores e técnico-administrativos, até o fim de 2017. “O nosso maior patrimônio são os servidores. Pois, ainda que tenhamos as melhores máquinas, não adiantará nada disso, se não tivermos as pessoas capacitadas para operá-las”, finalizou o reitor.

registrado em: