Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal recebe comitiva de gestores da Uneal para diálogo sobre fortalecimento da infraestrutura

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 19/04/2023 13h53, última modificação: 19/04/2023 13h53

Compartilhamento de projetos institucionais para fortalecimento de infraestrutura e construção de novos campi foi tema de um encontro realizado na manhã desta terça-feira (18/04), na Reitoria do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Na ocasião, o reitor Carlos Guedes recebeu o reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), professor Odilon Máximo de Morais, e uma equipe da gestão da universidade para dialogar sobre projetos desenvolvidos pelo Ifal que podem servir de modelo para o fortalecimento da infraestrutura física dos campi da Uneal.

No início do encontro, o professor Carlos Guedes fez uma apresentação sobre a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que congrega 41 instituições – 38 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II. O reitor do Ifal destacou o desafio enfrentado em todo o Brasil para o fortalecimento e consolidação dos mais de 600 campi da Rede Federal em todo o Brasil.

Ifal e Uneal realizam diálogo sobre fortalecimento da infraestruturaCarlos Guedes apresentou um panorama da presença física e regional do Ifal em Alagoas, destacando ações, projetos e programas voltados a garantir uma educação de qualidade nas diversas regiões do Estado. “Precisamos fazer um esforço muito grande para garantir estruturas adequadas e condições de permanência para nossos estudantes”, destacou o reitor do Ifal, ressaltando que atualmente 70% dos alunos do Instituto são oriundos da rede pública de ensino. “Temos um grande orgulho em destinar 70% de nossas vagas para alunos da rede pública. Mas isso traz consigo diversos desafios relacionados à garantia de transporte, alimentação e condições de permanência”, ressaltou o gestor.

O reitor do Ifal destacou que, para conseguir os recursos necessários ao desenvolvimento dos projetos estruturais, foi necessário amplo esforço institucional para captação de verbas por meio de parcerias com o Governo do Estado, parlamentares da bancada federal de Alagoas, já que os últimos quatro anos foram marcados por forte redução e cortes no orçamento dos institutos federais em todo o Brasil.

Em seguida, a equipe da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRDI) apresentou à comitiva da Uneal o projeto do Campus Batalha, cuja construção está em andamento e pode servir de modelo para a universidade alagoana. Na ocasião, a equipe técnica do Ifal apresentou informações relacionadas a questões de levantamento topográfico, solo, projeto de arquitetura, projeto estrutural, elétrico, entre outros elementos importantes para a construção da unidade.

Ifal e Uneal realizam diálogo sobre fortalecimento da infraestruturaO projeto apresentado foi referência para a construção de 5 campi do Ifal em Alagoas: Arapiraca, Coruripe, Maragogi, Murici e, agora, Batalha, envolvendo uma área de 5 mil metros quadrados de área construída e cerca de 12 mil metros quadrados de terreno total. O modelo original foi feito para escolas técnicas da rede pública do estado do Ceará, sendo adaptado para as necessidades do Ifal por sua equipe técnica. A partir do que foi compartilhado no encontro, os gestores da Uneal esperam desenvolver projetos específicos para a melhoria das atuais estruturas e construção de novos prédios em diversos municípios onde a Uneal está presente.

“A gente tem dentro da Uneal uma estrutura de prédios muito antigos, que precisam de ampliação, de reformas. Hoje o Ifal é um exemplo de construção, inclusive com a formação de engenheiros, e tem uma estrutura administrativa muito consolidada, que tem conseguido arrecadar e executar recursos e emendas parlamentares para essas obras”, comentou o reitor Odilon Máximo. “A Uneal vem pedir esse suporte e apoio a uma instituição que tem já tem toda uma experiência e que tem avançado bastante nessa parte de infraestrutura”, completou, referindo-se ao Ifal.

Ifal e Uneal realizam diálogo sobre fortalecimento da infraestruturaDe acordo com o reitor da Uneal, o encontro desta terça (18) faz parte de um movimento mais amplo que reúne as instituições de ensino superior e médio técnico de Alagoas, que vêm atuando de forma conjunta para o compartilhamento de ideias, ações e projetos para o aperfeiçoamento e valorização da educação no estado de Alagoas. Além da Uneal e do Ifal, fazem parte dessa articulação instituições como a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Universidade de Ciências da Saúde em Alagoas (Uncisal), entre outras instituições.

“Nosso propósito é fazer com que todo o sistema de educação superior e médio possa se fortalecer e garantir ao povo de Alagoas uma educação de qualidade. Que nossas instituições possam crescer em seus indicadores e na qualidade de ensino que oferta à sociedade alagoana”, pontuou Odilon Máximo.

Além dos dirigentes máximos do Ifal e da Uneal, participaram também pró-reitoras, gestores e servidores das duas instituições. Pelo Ifal, marcaram presença no encontro a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Edja Laurindo de Lima; a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira; a diretora de Infraestrutura e Expansão, Jordânnya Silva; e o engenheiro civil Marcos Vinícius Silva. Pela Uneal, marcaram presença o vice-reitor Alexandre de Almeida Barros, o chefe de Gabinete Isac da Silva, a pró-reitora de Graduação Adenize Costa Acioli, além da arquiteta Moana Bastos e do engenheiro civil Iago Duarte.

Ifal e Uneal realizam diálogo sobre fortalecimento da infraestrutura