Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal recebe 13 novos professores em cerimônia de posse

Ifal recebe 13 novos professores em cerimônia de posse

Docentes seguem para os campi Piranhas, Penedo, Batalha, Arapiraca, Maragogi, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema
por Elaine Rodrigues publicado: 22/12/2023 17h56, última modificação: 22/12/2023 17h56

Um clima de emoção marcou a cerimônia de posse de 13 novos docentes que passaram a integrar os quadros do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) nessa quinta-feira, 21. Os servidores foram recebidos pelo reitor Carlos Guedes e contaram a jornada percorrida até a posse, revelando as boas expectativas referentes ao início dos trabalhos no Ifal.

Cerimônia empossou 13 novos professores do IfalOs novos professores vieram do Paraná, de Rondônia, de Sergipe, da Bahia, de Minas Gerais, do Pará, entre outros estados. Alguns são egressos de Institutos Federais e estão de volta à instituição. “Eu sempre sonhei em voltar para a instituição como docente. O Ifal para mim tem um lugar muito especial no meu coração. Ele transformou a trajetória da minha vida. E, exatamente por ser a prova vida de que uma educação gratuita, pública e de qualidade transforma vidas, eu queria muito voltar para contribuir na transformação de outros estudantes”, contou Ana Carolina de Lyra, que estudou no Campus Maceió e agora vai lecionar Química no Campus Santana.

Cerimônia empossou 13 novos professores do IfalA professora Camyla Trindade, que vai lecionar Física em Palmeira dos Índios, é graduada pelo Instituto Federal do Pará e veio para Maceió fazer o mestrado e o doutorado pela Universidade Federal de Alagoas. Depois, começou a lecionar na rede estadual de educação. “A minha maior vontade é continuar formando novos profissionais para que eles consigam alcançar os sonhos deles assim como eu alcancei os meus”, afirmou.

Cerimônia empossou 13 novos professores do IfalTambém estudou em Instituto Federal a professora Cássia da Cunha, que vai lecionar Biologia em Santana do Ipanema (ela estudou no Instituto Federal de Pernambuco); a professora Jadilene Xavier, que vai lecionar Física, no Campus Batalha (estudou no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais); Susamar Pansini, professora de Biologia do Campus Santana (fez especialização no Instituto Federal de Rondônia); e Jordania Alyne Marques, que vai lecionar Geografia, no Campus Batalha e estudou no Instituto Federal do Rio Grande do Norte e atuou como professora substituta do Instituto Federal da Paraíba.  “A minha posse significa também uma conquista coletiva da educação pública municipal, estadual, da expansão das universidades públicas”, frisou Jordania. “O desejo do meu coração é que eu possa construir uma geografia que tenha significado social para os estudantes, contribuir na formação cidadã deles e na busca de uma educação antirracista”, finalizou.

Cerimônia empossou 13 novos professores do IfalO reitor Carlos Guedes deu as boas-vindas aos novos servidores, apresentou a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e elencou casos de sucesso entre os estudantes do Ifal. “Muito orgulho de fazer parte da Rede Federal e dessa instituição, que repito, transforma a vida das pessoas que mais precisam”.

De acordo com a diretora de Gestão de Pessoas do Ifal, Adriana Nogueira, essa foi a maior posse registrada no Ifal desde o início da gestão do reitor Carlos Guedes, em 2019. Ela contou que o momento político e a escassez de recursos dificultaram as ações do Ifal em relação à oferta de educação pública, gratuita e de qualidade, mas, recentemente, a instituição recebeu 37 códigos de vagas para docentes, o que reduz a carência da instituição.

Cerimônia empossou 13 novos professores do IfalTambém participaram da cerimônia de posse e deram as boas-vindas aos novos servidores os pró-reitores de Ensino, Cledilma Costa; Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira; Extensão, Gilberto Neto; Administração, Heverton Lima; e Desenvolvimento Institucional, Carolina Duarte. Os diretores-gerais de Palmeira, Roberto Fernandes; de Maragogi, Sandra Ferraz; e de Viçosa, Valdomiro Odilon. O assessor executivo Wellington Spencer; a professora de Batalha Luana Cipriano, representando a direção-geral do campus; a professora de Santana Ana Sofia Nery, representando a direção-geral do campus; e o presidente da Comissão Permanente de Concursos, Carlos Alberto dos Santos.

Relação dos novos professores

Ana Carla Batista de Jesus - Física – Campus Piranhas