Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal realiza solenidade de Colação de Grau dos cursos a distância

Ifal realiza solenidade de Colação de Grau dos cursos a distância

Evento contou com a participação de 44 formandos de três cursos superiores

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 31/08/2022 18h14, última modificação: 05/09/2022 16h49

Foi realizada, na tarde desta quarta-feira (31/08), a solenidade de Colação de Grau dos Cursos Superiores de Bacharelado em Administração Pública, Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Letras/Português, modalidade a distância, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A solenidade iniciou às 16h e seguiu até as 17h30, sendo realizada no formato digital, por meio de uma sala virtual do Google Meet.

Ao todo, 44 formandos receberam o grau superior durante a cerimônia, que reuniu formandos dos polos Maceió, Santana do Ipanema, Maragogi, Arapiraca, Cajueiro, Palmeira dos Índios e São José da Lage. A cerimônia foi marcada por emoção e pelo compromisso dos novos profissionais em retribuir à sociedade os conhecimentos adquiridos ao longo da formação no Ifal.

"A educação é a maior conquista de uma sociedade, fruto do esforço e dedicação dos professores”, ressaltou Rywelton Max Portela, graduado no curso de licenciatura em Ciências Biológicas. “A carreira docente não é apenas uma escolha, é um compromisso. E fomos chamados a realizar tudo aquilo que aprendemos com nossos mestres a partir de agora”, destacou o novo professor.

Colação de Grau dos cursos a distância Para Watson Azevedo dos Santos, representante da turma de bacharelado em Administração Pública, o percurso até a obtenção do grau superior foi marcado por grandes desafios para cada aluno formado pelo Ifal. “Gostaria que vocês olhassem com admiração para cada um de nós que estão aqui nesta tela, pois conseguimos superar uma barreira que poucos têm a oportunidade de ultrapassar: a barreira do ensino superior”, disse, o novo bacharel.

Para Diana Lucas, nova professora de Letras/Português, a colação de grau foi um marco para uma nova etapa que se inicia na vida dos mais novos profissionais formados pelo Ifal. “Que o ciclo que agora se inicia seja repleto de alegria, prosperidade, trabalho e paz”, destacou.

Colação de Grau dos cursos a distância O reitor do Ifal, professor Carlos Guedes, parabenizou cada novo profissional pela conquista. O gestor destacou que, a partir de agora, os graduados passam a ter o compromisso de retribuir à sociedade o investimento realizado na educação pública, gratuita e de qualidade desenvolvida no Instituto. “Vocês estão aptos e aptas a ingressar no mundo do trabalho e aproveitar as oportunidades que irão aparecer. Penso que a Educação ainda é o principal alicerce de um país e precisa ser valorizada, ainda mais num estado tão desigual como o de Alagoas”, comentou o dirigente máximo do Ifal.

Participaram da solenidade o reitor Carlos Guedes; a pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa; o diretor de Educação a Distância do Ifal, Sérgio Teixeira Costa; o coordenador de Ensino a Distância, Luiz Henrique de Gouvêa Lemos; o coordenador da Universidade Aberta do Brasil no Ifal, Antônio Lima; o coordenador do curso Bacharelado em Administração Pública, Dartagnan Macedo; e os diretores gerais de campi Damião Damião Augusto de Farias Santos (Maceió), Valdomiro Odilon (Viçosa), Felipe Thiago (Penedo), Roberto Fernandes (Palmeira dos Índios), Gilberto Gouveia Neto (Santana do Ipanema), entre outros dirigentes e servidores do Ifal.