Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal realiza processos seletivos de cursos de nível superior para Arapiraca, Marechal e Santana

Ao todo, são seis cursos, sendo três deles ofertados pela primeira vez na instituição
por Jhonathan Pino publicado: 30/12/2023 18h22, última modificação: 12/01/2024 10h50

O Instituto Federal de Alagoas (ifal) publicou na última sexta-feira (29) três editais de processos de seleção para cursos de nível superior nos campi Arapiraca, Marechal Deodoro e Santana do Ipanema, somando 240 oportunidades. As inscrições são gratuitas para todos eles e ocorrem até o dia 21 de janeiro de 2023, na página de Exames do Ifal.

Em comum, todas as três unidades estão ofertando novos cursos. No Campus Arapiraca, conforme o Edital nº 65/2023, além de Sistemas de Informação (40 vagas) e Licenciatura em Letras-Português (40), a novidade é o curso superior de Tecnologia em Sistemas Biomédicos, que dispõe de outras 40 vagas.

Em Marechal Deodoro, além do já tradicional curso tecnológico em Gestão Ambiental, com suas 40 vagas, a unidade está ofertando outras 40 para Licenciatura em Letras-Português, conforme o Edital nº 66/2023.

O Campus Santana do Ipanema está estreando na modalidade, com a oferta da sua primeira turma de graduação, do curso de Bacharelado em Administração Noturno. As 40 vagas estão distribuídas de acordo com o Edital nº 67/2023.

Em todos os cursos, há vagas reservadas para políticas afirmativas, estabelecidas de acordo com a Lei nº 14.723, de 13/11/2023.

Para participar de qualquer um dos pleitos, é necessário ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir do ano de 2009. Os candidatos terão selecionados a partir das notas obtidas nas provas das diferentes áreas.

O ato de inscrição também exige frente e verso do Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio (1º ao 3º ano), equivalente, ou uma declaração que concluiu o Ensino Médio, ou equivalente. Nesse último caso, o candidato classificado terá o prazo máximo de 30 (trinta) dias, a partir da data de publicação do resultado final da análise da matrícula, para apresentar o Histórico Escolar e/ou Certificado, sob pena de a matrícula ser cancelada.

Acesse a página de exames para realizar a inscrição

Quatro novos cursos de nível superior no Ifal

Além dos três cursos estreantes citados acima, Tecnologia em Sistemas Biomédicos, Letras-Português e Bacharelado em Administração, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) do Ifal aprovou na última quinta-feira (28), a criação do curso superior em Gestão do Agronegócio, no Campus Murici. Nesse último, a primeira seleção ocorrerá apenas para o início no segundo semestre de 2024. Com isso, a instituição passa a contar com 28 cursos de nível superior, ofertados nas modalidades presencial e a distância, espalhados em 10 campi da instituição.

A criação deles faz parte de uma política institucional que busca a sua verticalização com a oferta de cursos desde o ensino médio até a pós-graduação. Agora, a sociedade alagoana pode contar com novos cursos de nível superior nos municípios de Santana do Ipanema e Murici.

“Os cursos técnicos de nível médio em Agroecologia, Agroindústria e EJA [Educação de Jovens e Adultos] Alimentos, do campus Murici, serão fundamentais para dar oportunidade aos nossos estudantes cursarem um curso superior na própria instituição. Além do mais, a gestão e autogestão de todas as cadeias produtivas serão atendidas com um curso que irá dinamizar e potencializar as atividades das Ciências Agrárias do estado”, comentou um dos responsáveis pela criação do projeto de curso de Gestão do Agronegócio, em Murici, Pedro Silva.

“São oportunidades de vagas em cursos superiores que se apresentam tanto para atender à necessidade de verticalização das nossas ofertas, quanto para cumprir os percentuais legais, no que se refere à formação de professores, definidos na lei de criação dos Institutos Federais. São projetos de cursos inovadores e arrojados que se propõem a ofertar educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada na nossa instituição”, comemora Cledilma Costa, pró-reitora de Ensino da instituição.

Conheça abaixo um pouco da estrutura dos campi Arapiraca, Marechal Deodoro e Santana do Ipanema: