Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal realiza processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto
conteúdo

Notícias

Ifal realiza processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto

Ao todo, são 17 vagas para vários campi; inscrições vão até 24 de fevereiro
por Alexandre Abreu publicado: 13/02/2026 18h07, última modificação: 14/02/2026 14h07

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) publicou, nesta quinta-feira (12), o Edital 005/2026, referente ao processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). De acordo com o documento, são, ao todo, 17 vagas, distribuídas nos campi São Miguel dos Campos, Maceió, Coruripe, Murici, Palmeira dos Índios, Piranhas, Penedo e Santana do Ipanema.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até às 23h59min do dia 24 de fevereiro, de forma online. Primeiro, é necessário entrar no sistema de seleção do Ifal e fazer o cadastro. Concluída esta etapa, basta entrar com o login e senha, selecionar o campus para o qual quer se candidatar, bem como a oferta e o tipo de vaga para as quais pretende concorrer. Durante o processo, também é preciso que o candidato informe todas as possíveis pontuações esperadas por ele em relação à titulação acadêmica, experiência profissional e cursos extracurriculares, além de anexar os arquivos referentes à documentação exigida pelo edital.

>> Cadastre-se aqui.

>> Inscreva-se aqui. 

As oportunidades são para as seguintes áreas de atuação: Administração (1), Agroecologia (1), Eletrotécnica (1), Engenharia Química (1), Estruturas/Construção Civil (1), Física (1), Geotecnia (1), Língua Inglesa (1), Matemática (3), Mecânica (2), Química (2), Segurança do Trabalho (1) e Sociologia (1).

As habilitações/formações exigidas para cada área estão detalhadas no edital, assim como o quantitativo de vagas por campus demandante. Das 17 disponibilizadas, 11 são para ampla concorrência, quatro para pessoas pretas e pardas; uma para indígenas e uma para pessoas com deficiência. 

O regime de trabalho do professor substituto é de 40 horas semanais, com vencimento básico inicial de R$4.867,77, podendo chegar a R$8.058,29, conforme a titulação do candidato, além de vale-alimentação, auxílio-transporte e assistência pré-escolar.

O processo seletivo prevê duas etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira fase é destinada à prova de títulos e a segunda, à prova de desempenho didático. O resultado final do certame será divulgado no dia 3 de abril, com homologação prevista para o dia 6 do mesmo mês.

Os candidatos aprovados poderão ser aproveitados para preencher vagas que, porventura, venham a surgir no campus para o qual se inscreveram, ou em algum outro pertencente à mesma região.

O resultado do processo seletivo simplificado terá validade de seis meses, contados  a partir da publicação do edital de homologação no Diário Oficial da União (DOU), podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do Ifal.