Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal realiza curso de prevenção ao suicídio em alusão ao Setembro Amarelo
conteúdo

Notícias

Ifal realiza curso de prevenção ao suicídio em alusão ao Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

Cerca de 30 servidores serão orientados a entender e visualizar os sinais como forma de prevenção
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 02/09/2024 09h53, última modificação: 02/09/2024 09h53

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) iniciou, nesta manhã de segunda-feira (02), o curso de prevenção ao suicídio, em alusão ao Setembro Amarelo. A atividade segue durante todo o dia e envolveu cerca de 30 servidoras/es que serão multiplicadoras/es das estratégias de prevenção.

Para a psicóloga e professora do curso, Vilma Janaina Cabral Victal, a vulnerabilidade humana nunca foi vista como algo positivo, razão pela qual muitas pessoas não conseguem lidar com esse sentimento. “A sociedade, principalmente os homens, foi ensinada a expor e lidar com a raiva, mas não com os demais sentimentos, a exemplo da vulnerabilidade, que deixa muitas pessoas num estado de fragilidade extrema”, destacou a psicóloga.

Segundo Lúcia Ricardo, diretora substituta de Gestão de Pessoas do Ifal, a saúde mental de nossos servidores é um compromisso institucional e temas como este fazem parte de uma série de esforços formativos. “O número de suicídios vem aumentando no Brasil e precisamos identificar os sinais”, destacou a diretora.

Segundo Carlos Guedes, reitor do Ifal, momentos formativos como este fortalecem a saúde do servidor de forma integral e, no caso do tema em questão, saber identificar os sinais já se configura como uma forma de prevenção.