Notícias
Ifal realiza curso de prevenção ao suicídio em alusão ao Setembro Amarelo
Setembro Amarelo
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) iniciou, nesta manhã de segunda-feira (02), o curso de prevenção ao suicídio, em alusão ao Setembro Amarelo. A atividade segue durante todo o dia e envolveu cerca de 30 servidoras/es que serão multiplicadoras/es das estratégias de prevenção.
Para a psicóloga e professora do curso, Vilma Janaina Cabral Victal, a vulnerabilidade humana nunca foi vista como algo positivo, razão pela qual muitas pessoas não conseguem lidar com esse sentimento. “A sociedade, principalmente os homens, foi ensinada a expor e lidar com a raiva, mas não com os demais sentimentos, a exemplo da vulnerabilidade, que deixa muitas pessoas num estado de fragilidade extrema”, destacou a psicóloga.
Segundo Lúcia Ricardo, diretora substituta de Gestão de Pessoas do Ifal, a saúde mental de nossos servidores é um compromisso institucional e temas como este fazem parte de uma série de esforços formativos. “O número de suicídios vem aumentando no Brasil e precisamos identificar os sinais”, destacou a diretora.
Segundo Carlos Guedes, reitor do Ifal, momentos formativos como este fortalecem a saúde do servidor de forma integral e, no caso do tema em questão, saber identificar os sinais já se configura como uma forma de prevenção.