Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal realiza audiências públicas para discutir compra de alimentos pela agricultura familiar

Até o final do mês, serão realizadas seis audiências com agricultores familiares que atuam próximos aos campi da instituição
por Elaine Rodrigues publicado: 14/10/2024 16h16, última modificação: 14/10/2024 16h16

Nesta semana, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) vai sediar três audiências públicas para discutir a compra de alimentos da agricultura familiar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Os encontros estão previstos para terça-feira, 15, no Campus Benedito Bentes (às 9h, incluindo as regiões dos campi Rio Largo e Murici); quarta-feira, 16, no Campus São Miguel (às 13h30); e quinta-feira, 17, no Campus Palmeira dos Índios (às 14h).

Agricultores e empreendedores familiares que atuam nessas regiões estão convidados a participar dessas reuniões. Outras audiências também serão realizadas no Campus Santana do Ipanema (21/10, às 14h) e no Campus Maragogi (29/10, às 10h). Com os encontros, a instituição busca conhecer o que é produzido por agricultores rurais da região dos campi, para realizar o planejamento adequado da aquisição dos gêneros alimentícios. Outro objetivo é esclarecer dúvidas sobre o processo de compra dos alimentos provenientes da agricultura familiar no Ifal.

Calendário das audiências públicasO  Pnae assegura que parte dos recursos destinados à alimentação escolar seja utilizada na aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar. De acordo com a Lei nº 11.947 de 2009, que regulamenta o Pnae, os institutos federais, como entidades executoras do programa, devem destinar no mínimo 30% dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a compra de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou suas organizações.

A primeira audiência para contribuir com o planejamento da aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar ocorreu no Campus Arapiraca, no dia 7 de outubro. De acordo com a coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar do Ifal, Lidiane Pereira, com a promoção dessas audiências, o Ifal espera reforçar o compromisso com o direito à alimentação escolar, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da agricultura familiar, garantindo não apenas uma alimentação adequada e saudável aos estudantes, mas também incentivando a produção local e o crescimento econômico das comunidades rurais.