Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal realiza audiência pública para tratar de ofertas do campus Girau do Ponciano
conteúdo

Notícias

Ifal realiza audiência pública para tratar de ofertas do campus Girau do Ponciano

Cerca de 200 pessoas participaram no momento que tinha como objetivo ouvir as demandas da região
por Adriana Thiara publicado: 11/12/2025 12h11, última modificação: 11/12/2025 12h24

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizou, nesta quinta-feira (11), a audiência pública no município de Girau do Ponciano para discutir quais cursos a serem ofertados em um dos três novos campi da expansão da Rede Federal em Alagoas. Evento que contou com participação de cerca de 200 pessoas, entre elas o vice-prefeito do município, Osvaldo Alexandr, o deputado estadual de Alagoas, Gilvan Filho, e estudantes integrantes do Grêmio Estudantil Nossa Voz, da Escola estadual Gilvan Barros.

Após cumpridas todas as etapas de identificação do terreno, tratativas com a prefeitura e seleção de uma sede provisória, a audiência pública marca a instalação do Ifal em Girau.Reitor Carlos Guedes apontou importância da participação da comunidade para pensar a oferta de cursos que atendam às demandas locais.jpeg

O reitor do Ifal, Carlos Guedes, disse acreditar no diálogo como instrumento de transformação e fortalecimento da educação pública. Para ele, a audiência pública é uma etapa central para o desenvolvimento institucional do Ifal, pois orienta decisões estruturantes sobre a oferta de cursos e o papel que o novo campus exercerá no território.

“A participação da população de Girau do Ponciano e do entorno nesta audiência é essencial para que a oferta de cursos e outras ações de pesquisa e extensão estejam em sintonia com as vocações da região e gere oportunidades reais de formação e inserção profissional para os jovens e trabalhadores da região do agreste alagoano”, pontuou o gestor.

Ainda de acordo com o reitor, esta audiência pública é mais uma demonstração do compromisso com a transparência, com a participação social e com a construção de políticas educacionais que honram a missão da Rede Federal: integrar ensino, pesquisa, extensão e inclusão.

Educação pública de qualidade

O campus Girau do Ponciano nasce como um compromisso com a educação pública de qualidade, com a inclusão e com a transformação social — pilares que sustentam a missão institucional do Ifal.Cledilma Costa pontuou que o campus traz novas possibilidades parab a vida dos moradores da região.jpeg

Segundo a pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa, a expansão do Ifal não é apenas a construção de novas estruturas físicas, é, sobretudo, a construção de novas possibilidades de vida. Para ela, cada novo campus representa um pacto com o desenvolvimento territorial, com a equidade e com a democratização do acesso à educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada.

“Com enorme satisfação participamos, hoje, desta audiência pública dedicada à escolha dos cursos que comporão o futuro Campus do Ifal em Girau do Ponciano. Trata-se de um espaço que nasce da força coletiva, da escuta sensível e do compromisso histórico da Rede Federal com a transformação social. Por isso, este momento é tão significativo: porque reafirma que as decisões do Ifal são feitas com o território e não para o território. Ouvimos a comunidade, dialogamos com os diversos setores produtivos, reconhecemos as vocações locais e, juntos, traçamos caminhos que fortalecem a juventude, as famílias e o futuro de Girau do Ponciano e região”, acrescentou Cledilma.

Carolina Duarte enfatiza que o papel da escuta ajuda a estruturar um campus antes que ele seja colocado em atividade.jpegDe acordo com a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do Ifal, Carolina Duarte, ouvir estudantes, trabalhadores, lideranças locais e o setor produtivo é decisivo para a efetivação das atividades.

“Esse diálogo qualificado nos permite planejar uma unidade educacional que responda às necessidades atuais, projete cenários futuros e fortaleça o desenvolvimento regional. O Ifal consolida sua presença quando compreende, de forma profunda, as demandas sociais, econômicas e formativas da comunidade”, detalhou.

O diretor do Planejamento Institucional do Ifal, Fábio Ribeiro, acrescentou que a audiência aborda os direcionamentos educacionais da região e valida a vocação mapeada pela equipe, que junto à Pró-reitoria de Ensino, planeja a oferta para um futuro a médio e longo prazo.A assistente social Aline Oliveira quis colaborar com a audiência.jpeg

Já a secretária de Educação de Girau do Ponciano, Quitéria César, acredita que a chegada do Ifal no município é a concretização de um sonho. “Nós temos um público aqui. Muitos estudantes vão para o campus Arapiraca. O Ifal, com certeza, vai contribuir e muito com os nossos munícipes e com os nossos alunos, em especial. Vai abrir novos horizontes para eles aumentarem a perspectiva educacional e de trabalho”.

A assistente social Aline Oliveira, que atua como prestadora de serviços na prefeitura, disse que foi ao local para fazer sua contribuição, por entender que os jovens girauenses precisam de uma formação de alta qualidade.

“E, sendo ofertada na própria cidade facilita a vida do estudante. Eu lembro do sacrifício que foi estudar em Palmeira dos Índios. Venho da comunidade rural. Ter o Ifal em Girau vai facilitar o acesso à educação dos nossos jovens”, enfatizou.